Alunos Online - Trabalhos Escolares e Educação




Esqueci minha senha

Os municípios brasileiros

Os municípios brasileiros são muito diferentes entre si

Segundo o IBGE, o município é uma unidade político-administrativa, cuja sede é chamada de cidade. No Brasil, existem exatamente 5.565 municípios. O número de municípios no Brasil mais que dobrou desde a década de 1960. Naquela época existiam pouco mais de 2000, conforme a tabela abaixo.

Fonte: IBGE, Censo 2010
Fonte: IBGE, Censo 2010

 A distribuição espacial desses municípios é totalmente desigual pelo território brasileiro.

A região Norte, a maior em extensão territorial, possui o menor número de munícipios. Já a região Sudeste, a segunda menor em extensão territorial, é o segundo lugar do país que concentra mais municípios. Essa disparidade se deve à própria dinâmica econômica-espacial que se deu no país, ocorrendo de forma desigual no território. Observe na tabela abaixo:

Fonte: IBGE, Censo 2010
Fonte: IBGE, Censo 2010

O estado que possui o maior número de municípios é o de Minas Gerais, com 853 municípios; seguido de São Paulo, com 645; e do Rio Grande do Sul, com 496. Em contrapartida, Roraima é o estado com o menor número de municípios, um total de 15; seguido do Amapá, com 16; e do Acre, com 22. Repare que os estados com maior quantidade de municípios concentram-se na Região Sudeste (Minas Gerais e São Paulo), em oposição ao fato de que na Região Norte encontram-se os estados com menor número.

Uma característica importante dos municípios brasileiros é que mais da metade são chamados de “cidades pequenas”, pois sua população é inferior a 50 mil. Repare no gráfico abaixo essa proporção e relação.

Fonte: IBGE, Censo 2010
Fonte: IBGE, Censo 2010

É interessante notar que, apesar do predomínio de municípios pequenos, aproximadamente 21% da população vive em cidades, com mais de um milhão de habitantes, que são capitais estaduais, exceto Campinas e Guarulhos. Considerando suas respectivas regiões metropolitanas, os municípios com mais de um milhão de habitantes abrigam 40% da população brasileira.

Nota-se, então, uma distribuição desigual da população pelos municípios.

Outro dado interessante é que o município mais populoso do país, segundo o Censo de 2010, é São Paulo, com 11.244.369 de habitantes; e o menos populoso é Borá, no estado de São Paulo, com 805 moradores.


Por Regis Rodrigues de Almeida
    Deixe seu comentário para "Os municípios brasileiros"


    DESTAQUES
    Confira os destaques abaixo

    ..................................................

    Química
    Veja algumas das doenças ocasionadas por alguns metais pesados.

    ..................................................

    Física
    Confira os conceitos iniciais de incidência e reflexão da luz em espelhos esféricos.

    ..................................................