Alunos Online - Trabalhos Escolares e Educação




Esqueci minha senha

Os municípios brasileiros

Os municípios brasileiros são muito diferentes entre si

Segundo o IBGE, o município é uma unidade político-administrativa, cuja sede é chamada de cidade. No Brasil, existem exatamente 5.565 municípios. O número de municípios no Brasil mais que dobrou desde a década de 1960. Naquela época existiam pouco mais de 2000, conforme a tabela abaixo.

Fonte: IBGE, Censo 2010
Fonte: IBGE, Censo 2010

 A distribuição espacial desses municípios é totalmente desigual pelo território brasileiro.

A região Norte, a maior em extensão territorial, possui o menor número de munícipios. Já a região Sudeste, a segunda menor em extensão territorial, é o segundo lugar do país que concentra mais municípios. Essa disparidade se deve à própria dinâmica econômica-espacial que se deu no país, ocorrendo de forma desigual no território. Observe na tabela abaixo:

Fonte: IBGE, Censo 2010
Fonte: IBGE, Censo 2010

O estado que possui o maior número de municípios é o de Minas Gerais, com 853 municípios; seguido de São Paulo, com 645; e do Rio Grande do Sul, com 496. Em contrapartida, Roraima é o estado com o menor número de municípios, um total de 15; seguido do Amapá, com 16; e do Acre, com 22. Repare que os estados com maior quantidade de municípios concentram-se na Região Sudeste (Minas Gerais e São Paulo), em oposição ao fato de que na Região Norte encontram-se os estados com menor número.

Uma característica importante dos municípios brasileiros é que mais da metade são chamados de “cidades pequenas”, pois sua população é inferior a 50 mil. Repare no gráfico abaixo essa proporção e relação.

Fonte: IBGE, Censo 2010
Fonte: IBGE, Censo 2010

É interessante notar que, apesar do predomínio de municípios pequenos, aproximadamente 21% da população vive em cidades, com mais de um milhão de habitantes, que são capitais estaduais, exceto Campinas e Guarulhos. Considerando suas respectivas regiões metropolitanas, os municípios com mais de um milhão de habitantes abrigam 40% da população brasileira.

Nota-se, então, uma distribuição desigual da população pelos municípios.

Outro dado interessante é que o município mais populoso do país, segundo o Censo de 2010, é São Paulo, com 11.244.369 de habitantes; e o menos populoso é Borá, no estado de São Paulo, com 805 moradores.


Por Regis Rodrigues de Almeida
    Deixe seu comentário para "Os municípios brasileiros"


    DESTAQUES
    Confira os destaques abaixo

    ..................................................

    Química
    Aprenda a classificar corretamente os diferentes tipos de materiais magnéticos.

    ..................................................

    Gramática
    Fique ligado em alguns casos especiais de concordância verbal.

    ..................................................