Alunos Online - Trabalhos Escolares e Educação




Esqueci minha senha

Os gráficos

Gráfico de colunas.

Os gráficos são representações gráficas de informações acerca das características relacionadas a fatores sociais, naturais, econômicos, históricos, etc. A utilização desses recursos visuais permite uma melhor compreensão das informações.

Talvez muitos não percebam, mas diariamente os gráficos são explorados, especialmente nos noticiários de TV: aumento dos preços, crescimento da economia, percentual de votos que um determinado candidato poderá obter, etc. Além disso, encontramos gráficos em revistas, livros, informes, internet, entre outros.

Um gráfico é uma representação de informações que podem ter várias temáticas, elaborado a partir de figuras geométricas. As mesmas devem ser precisas quanto aos dados numéricos, que são concebidos por meio de pesquisas realizadas a campo. Os gráficos possuem três tipos básicos: gráfico de linha, circular e de colunas.

Gráfico de linha

Gráfico elaborado a partir de duas retas, sendo uma vertical e outra horizontal, além de uma linha usada para demonstrar os progressos ou regressos de um determinado tema durante certo período de tempo.


O gráfico de linha serve para mostrar evoluções ou mesmo diminuições, como está representado no gráfico acima.

Gráfico Circular

Esse tipo de gráfico representa as informações por meio de um círculo que tem seu interior dividido, como se fosse uma pizza. O tamanho das divisões internas do gráfico se dá de acordo com o número ou percentual que se pretende representar, ou seja, se um aspecto responde por 13%, sua fatia dentro do gráfico será menor que a de outro dado que responde por 38%, por exemplo.
 


 

O gráfico acima mostra uma pesquisa de opinião, na qual o percentual de pessoas satisfeitas com a prestação de serviços de uma empresa de limpeza é superior ao dos consumidores muito satisfeitos, poucos satisfeitos ou que não opinaram.

Gráfico de colunas

Gráfico formado por duas retas, sendo uma vertical e outra horizontal, incluindo ainda colunas sobrepostas na reta horizontal. As colunas representam as variações das informações as quais se pretende analisar. A reta vertical tem a função de indicar as variações. É bom ressaltar que as colunas devem possuir a mesma largura e a mesma distância entre elas.
 


 

O gráfico acima mostra que, dentre alguns Estados brasileiros, o Rio de Janeiro se destacou no percentual de vendas de uma determinada empresa, alcançando o maior volume.

 


Por Eduardo de Freitas
    Deixe seu comentário para "Os gráficos"


    DESTAQUES
    Confira os destaques abaixo

    ..................................................

    Química
    Informe-se sobre as propriedades químicas e aplicação do Iodo.

    ..................................................

    Gramática
    Senão ou se não? Tire suas dúvidas e use as expressões corretamente.

    ..................................................