Alunos Online - Trabalhos Escolares e Educação




Esqueci minha senha

Oceania

Oceania
PUBLICIDADE

A Oceania é o menor de todos os continentes em área e segundo menor em população do mundo. Seu nome é proveniente de Oceanus, deus dos rios, segundo a mitologia grega. Tal continente é formado por um país de grande extensão territorial (Austrália) e uma série de ilhas, entre elas a mais importante é Nova Zelândia. Precisamente, a Oceania é formada pelos seguintes países: Austrália, Nova Zelândia, Fiji, Ilhas Marshall, Ilhas Salomão, Kiribati, Micronésia, Nauru, Palau, Papua, Nova Guiné, Samoa, Tonga, Tuvalu e Vanuatu.

Ocupando quase 90% de todo o continente, a Austrália exerce um papel fundamental na Oceania, visto que é a principal economia da região e um dos países mais desenvolvidos do mundo. A Nova Zelândia também possui um alto padrão de vida, sendo o país que mais se assemelha aos costumes ingleses em todo o mundo, possui também um papel de destaque na região, principalmente no ramo de alimentos. O desenvolvimento econômico da região é dificultado pelo aspecto geográfico, uma vez que o continente é formado por ilhas.

Na Oceania prevalece o clima tropical quente e úmido. Além disso, o continente possui os índices pluviométricos mais altos do mundo. Também podemos ressaltar uma notória atividade vulcânica na região, com destaque para os vulcões Mauna Loa e Kilauea, no Havaí. Aliás, esse país é geralmente, considerado como parte da Oceania, sendo que isso é confundido algumas vezes.

O problema principal da região é a poluição, sendo que em seus mares são depositadas várias toneladas de lixo tóxico, além de ser freqüentemente utilizada como palco de testes nucleares.


Por Tiago Dantas
    Deixe seu comentário para "Oceania"


    DESTAQUES
    Confira os destaques abaixo

    ..................................................

    Economia
    Atenha-se a exemplos de empresas globais.

    ..................................................

    Climatologia
    Explore as consequências da formação de ilhas de calor.

    ..................................................