Alunos Online - Trabalhos Escolares e Educação




Esqueci minha senha

Mundo Bipolar

EUA e URSS protagonizaram a divisão do mundo em dois grandes blocos

O chamado Mundo Bipolar foi caracterizado por um período em que Estados Unidos da América (EUA) e União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) despontaram como as maiores potências mundiais. Esses dois países apresentavam grande influência política, econômica e militar, interferindo nas relações políticas de todo o planeta.

O Mundo Bipolar se estabeleceu após a Segunda Guerra Mundial (1945), onde grande parte dos países europeus envolvidos no conflito, em especial a Alemanha, Itália, Áustria, Reino Unido e França, encontravam-se extremamente abalados devido à destruição de indústrias, propriedades agrícolas, pontes, rodovias, ferrovias, além da redução significativa do contingente populacional – estima-se que cerca de 15 milhões de pessoas morreram na Europa durante a guerra.

Esse cenário foi propício para expansão da influência estadunidense e soviética que, mesmo participando ativamente desse conflito, conseguiram atingir prosperidade econômica, fortalecer o aparato militar, fabricar armas nucleares e exercer controle em alguns territórios. Porém, havia grande rivalidade entre as duas superpotências, que apresentavam sistemas políticos antagônicos: EUA (capitalista) e URSS (socialista), fato que provocou a divisão do mundo em dois grandes blocos com ideologias distintas.

A União Soviética passou a exercer influência no Leste Europeu, em Cuba e em algumas porções da África e da Ásia. Os Estados Unidos, por sua vez, criou o Plano Marshall, destinando verbas para a reestruturação dos países envolvidos na guerra, além de expandir sua hegemonia na América, Oceania, Europa Ocidental e na maioria dos países africanos e asiáticos.

Essa corrida para demarcar e ampliar áreas de influência desencadeou uma série de conflitos armados e intervenções políticas. Entre os acontecimentos relacionados a esse processo estão: Guerra da Coreia, Guerra do Vietnã, Revolução Cubana, divisão do território alemão, fornecimento de armas para conflitos étnico-separatistas na África, financiamento para as ditaduras militares no Brasil e no Chile, golpes políticos na Hungria e na antiga Tchecoslováquia, etc.

Essa ordem geopolítica bipolar começou a enfraquecer durante a década de 1980, visto que a URSS, em razão da estagnação industrial e agrícola, enfrentou uma intensa crise econômica que resultou na queda de produtividade de bens de consumo – roupas, alimentos, eletrodomésticos, etc. O país atingiu tal situação em face dos altos investimentos em armamentos e a defasagem tecnológica em relação aos países capitalistas. Após 46 anos, teve fim o Mundo Bipolar, fato concretizado com a fragmentação da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas.


Por Wagner de Cerqueria e Francisco
    Deixe seu comentário para "Mundo Bipolar "


    DESTAQUES
    Confira os destaques abaixo

    ..................................................

    Química
    Entenda o que é bomba de hidrogênio e qual seu poder de destruição.

    ..................................................

    Gramática
    Que tal aprender a caracterizar corretamente as interjeições? Clique!

    ..................................................