Alunos Online - Trabalhos Escolares e Educação




Esqueci minha senha

Megadiversidade

A Terra abriga uma megadiversidade de vida.

Megadiversidade corresponde a uma imensa riqueza de biodiversidade, ou seja, bio: vida, diversidade: variedade, em suma variedade de vida, em outras palavras podemos referir como variedade de espécies de animais e plantas existentes em um determinado lugar.

O Brasil é um país privilegiado em biodiversidade, apenas na Amazônia já foram catalogados 55 mil espécies de vegetais, 428 de mamíferos, 1.622 de aves, 467 de répteis e 516 de anfíbios.

Em relação a outros países da América do Sul o Brasil figura como o primeiro em número de espécie de mamíferos, répteis e anfíbios. Em animais endêmicos o país é o primeiro em aves em escala internacional.

Em âmbito mundial o solo brasileiro abriga o maior número de espécie de anfíbios do mundo, terceiro em aves e quarto em mamíferos.

Apesar dessa imensa riqueza biológica apresentada o país ainda conhece pouco sua biodiversidade, então à medida que estudos e pesquisas forem desenvolvidas certamente esse número de espécies será aumentado.

O Brasil possui essa grandiosa riqueza natural proveniente de vários fatores, no entanto, o que mais se destaca é a localização que o território se encontra. O país detém uma área de dimensão continental, além disso, está na zona intertropical e conta com uma grande quantidade de rios e altos índices pluviométricos, isso provoca uma elevada temperatura durante todo o ano favorecendo a diversidade de vida.

A riqueza biológica inserida no território brasileiro vem sofrendo uma série de impactos profundos em todos os domínios, especialmente na Mata Atlântica e Cerrado que já se tornaram bastante restritos e correm o risco de extinguir caso a expansão urbana e principalmente da agropecuária não seja reprimida.
A questão da diversidade é muito séria, muitas espécies que demonstram pouco valor, caso sejam extintas podem originar um prejuízo incalculável no restante do sistema, isso por que na natureza existe uma interdependência entre os seres vivos e esses com os elementos naturais como o solo, energia solar, água, entre outros.

A perda de espécies pode significar a retirada da expectativa de alcançar curas de doenças que atormentam as sociedades, a biodiversidade esconde possíveis princípios ativos que podem tranqüilamente ser usados nas indústrias de cosméticos, farmacêuticos, entre outras. No entanto, para ter tais benefícios é preciso preservar os mais variados ecossistemas, pois são esses que garantem o equilíbrio da vida na Terra, inclusive a do homem.


Por Eduardo de Freitas
    Deixe seu comentário para "Megadiversidade"


    DESTAQUES
    Confira os destaques abaixo

    ..................................................

    Geografia do Brasil
    Entenda a origem da atual distribuição industrial do país.

    ..................................................

    Português
    Leia a respeito da regência nominal.

    ..................................................