Alunos Online - Trabalhos Escolares e Educação




Esqueci minha senha

Inversão térmica

A inversão térmica impede a circulação do ar

Um dos princípios da química é o de que o ar quente sobe, por ser menos denso, e o ar frio sempre desce. Essa lógica ajuda a entender uma dinâmica climática importante: a circulação do ar. A camada de ar, devido ao contato com a atmosfera, aquece-se, ficando menos densa e movimentando-se para cima e se resfriando, enquanto a camada de ar frio desce, aquece-se e sobe novamente. Esse ciclo forma uma circulação atmosférica.

A inversão térmica acontece justamente quando esse ciclo não ocorre. Em dias frios, geralmente no inverno, o ar mais próximo da superfície tende a permanecer mais frio e, sendo mais pesado, permanece estacionado, bloqueando o ar mais quente que se localiza acima. Com isso, a circulação atmosférica do local é interrompida. Podemos observar que a inversão térmica é, portanto, um fenômeno natural.

Quais as consequências da inversão térmica?

A circulação atmosférica é responsável pela dispersão dos poluentes, pois quando o ar quente se desloca para altitudes mais elevadas, leva consigo toda a carga de elementos dispostos próximos à superfície. Com a inversão térmica, esse processo não acontece, haja vista que não há movimentação de ar.

Com isso, todo o ar frio permanece parado sobre a superfície e impede os poluentes de se dispersarem pela atmosfera, acumulando-se principalmente nas grandes cidades e centros urbanos. É por isso que, durante o inverno, observa-se a elevação dos problemas respiratórios nas populações urbanas.

A inversão térmica não permite a dispersão dos poluentes emitidos pelo homem na atmosfera


Por Rodolfo F. Alves Pena
    Deixe seu comentário para "Inversão térmica"


    DESTAQUES
    Confira os destaques abaixo

    ..................................................

    Depressão
    Entenda os sintomas desse problema psicológico.

    ..................................................

    História
    Compreenda o que foi o Plano Marshall.

    ..................................................