Alunos Online - Trabalhos Escolares e Educação




Esqueci minha senha

Furacão

Aspecto de um furacão

Furacão, também chamado em alguns lugares de tufão, é um fenômeno climático que corresponde à enormes tempestades tropicais que ocorrem com maior freqüência no hemisfério norte, apesar de não se descartar a possibilidade de ocorrer no hemisfério sul, devido às alterações provocadas pelo aquecimento global.

Geralmente os furacões acontecem no final do verão e início do outono. Esse fenômeno é originado a partir de alterações bruscas na temperatura dos oceanos e também nas áreas continentais.

Esse fenômeno climático recebe diferentes denominações, na China são chamados de tufão, já no Caribe furacão, em suma quando ocorre no Oceano Atlântico é denominado de furacão e no Pacífico tufão.

Devido à agressividade dos ventos, em seu percurso provoca uma série de prejuízos materiais destruindo casas, pontes, indústrias, hospitais e vítimas humanas, deixando milhares de feridos, desabrigados e às vezes mortos.

Os furacões recebem nomes pelos meteorologistas de acordo com sua intensidade. Esse fenômeno é classificado a partir de dois critérios, a velocidade dos ventos e o grau de destruição com seus respectivos prejuízos. Além disso, o fenômeno climático de acordo com sua classificação é dividido em cinco níveis denominados de Saffir-Simpson, a partir do nível três já ocorrem destruições.

Estados Unidos é o país que mais convive com esse tipo de fenômeno, nas primeiras décadas do século XX, na cidade texana de Galvestone um furacão vitimou fatalmente oito mil pessoas.


Por Eduardo de Freitas
    Deixe seu comentário para "Furacão"


    DESTAQUES
    Confira os destaques abaixo

    ..................................................

    Química
    Veja algumas das doenças ocasionadas por alguns metais pesados.

    ..................................................

    Física
    Você sabe como ocorre a reflexão e refração da luz? Confira aqui!

    ..................................................