Alunos Online - Trabalhos Escolares e Educação




Esqueci minha senha

Fontes não renováveis

Plataforma petrolífera

A produção de energia é de fundamental importância para a realização das atividades humanas, sobretudo na atual sociedade capitalista, que intensificou a dependência de recursos energéticos no processo produtivo. Isso ocorre porque cada vez mais as máquinas industriais, agrícolas e os automóveis são movidos por essas substâncias.

As fontes de energia não renováveis são as mais utilizadas, visto que elas são extremamente eficientes, com destaque para os combustíveis de origem fóssil (petróleo, carvão e gás natural) e os minérios radioativos (urânio e tório). De acordo com dados da Agência Internacional de Energia (AIE), essas fontes respondem por 87% de toda energia usada no mundo.

A formação desses materiais leva milhares de anos e o outro fator agravante é que as fontes não renováveis não podem ser repostas pelo homem ou pela natureza em um curto período e, sendo assim, elas irão se esgotar. Segundo estimativas da AIE, caso não se reduza a média de consumo das últimas décadas, as reservas de petróleo e gás natural irão exaurir-se em 100 anos e as de carvão, em aproximadamente 200 anos.

Esse tema é essencial para entendermos a dinâmica da matriz energética mundial, o processo de desenvolvimento industrial, as relações econômicas, as transformações no espaço geográfico, os problemas ambientais, etc. Nesse sentido, essa seção disponibiliza uma série de artigos que abordam as características, forma de obtenção, utilização, vantagens e desvantagens das fontes de energia não renováveis.

Confira nossos textos!

    Deixe seu comentário para "Fontes não renováveis"


    DESTAQUES
    Confira os destaques abaixo

    ..................................................

    Química
    Veja algumas das doenças ocasionadas por alguns metais pesados.

    ..................................................

    Física
    Você sabe como ocorre a reflexão e refração da luz? Confira aqui!

    ..................................................