Alunos Online - Trabalhos Escolares e Educação




Esqueci minha senha

Floresta Amazônica

Floresta Amazônica

Maior floresta tropical do mundo, com extensão de aproximadamente 5,5 milhões de quilômetros quadrados, a floresta Amazônica pode ser encontrada em nove estados brasileiros (Acre, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima, Amapá, Mato Grosso, Tocantins e Maranhão) e em países como Suriname, Guiana, Venezuela, Colômbia, Equador, Peru e Bolívia, além do território da Guiana Francesa.

Por estar localizada em baixas latitudes, ou seja, próxima à linha do Equador, o clima na Amazônia é quente e bastante úmido, com elevada precipitação pluviométrica (chuva) em virtude da intensa evapotranspiração. A maior parte do solo da região apresenta baixa fertilidade, sendo que apenas as planícies inundáveis são ricas em nutrientes. A rede hidrográfica é muito complexa, formada pela maior bacia hidrográfica do mundo, a bacia Amazônica.

A vegetação é latifoliada, com espécies de grande porte e folhas largas. No entanto, a floresta não é homogênea, apresentando características distintas de acordo com a região. Ela apresenta basicamente três tipos de formações vegetais bem distintas: mata de terra firme, mata de várzea e mata de igapó.

- A mata de terra firme responde por cerca de 90% da floresta, sendo caracterizada por árvores de grande porte (castanheira, mogno, cedro, etc.) e por estar isenta de possíveis inundações, pois se localiza na parte mais elevada do relevo.

- A mata de várzea é marcada por inundações durante o período das cheias, visto que ocupa terras baixas e drenadas por pequenos cursos de água. As espécies vegetais são diversificadas, apresentando árvores como a seringueira, jatobá, maçaranduba, entre outras.

- A mata de igapó, por sua vez, consiste na área inundada da floresta Amazônica, pois se desenvolve nas margens dos rios da região. As espécies vegetais mais abundantes são a vitória-régia, mucuri e sumaúma.

Planta típica da mata de igapó
Planta típica da mata de igapó

Essa floresta abriga a maior biodiversidade do planeta, com grande variedade de espécies da fauna e da flora. Existem mais de 80 mil espécies vegetais e cerca de 30 milhões de espécies animais, com destaque para a grande quantidade de insetos. Entre as espécies vegetais estão a seringueira, imbuia, cedro, mogno, maçaranduba, etc. Alguns dos animais encontrados nesse bioma são: onça-pintada, jaguatirica, tucano, cutia, jacaré, ariranha, cobras, entre tantos outros.

Apesar da grande importância da floresta Amazônica para o equilíbrio ambiental, as atividades econômicas e a expansão da área urbana têm provocado a redução da cobertura original da floresta. A introdução da agropecuária, o comércio ilegal de madeira, além do tráfico de animais são algumas das intervenções humanas que afetam a biodiversidade da floresta Amazônica.


 


Por Wagner de Cerqueria e Francisco
    Deixe seu comentário para "Floresta Amazônica"


    DESTAQUES
    Confira os destaques abaixo

    ..................................................

    Química
    Veja o quais os ensinamentos da Lei de Hess e como aplicá-la.

    ..................................................

    Gramática
    Compreenda quais as diferenças existentes entre análise sintática e morfológica.

    ..................................................