Alunos Online - Trabalhos Escolares e Educação




Esqueci minha senha

Floresta Amazônica

Floresta Amazônica

Maior floresta tropical do mundo, com extensão de aproximadamente 5,5 milhões de quilômetros quadrados, a floresta Amazônica pode ser encontrada em nove estados brasileiros (Acre, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima, Amapá, Mato Grosso, Tocantins e Maranhão) e em países como Suriname, Guiana, Venezuela, Colômbia, Equador, Peru e Bolívia, além do território da Guiana Francesa.

Por estar localizada em baixas latitudes, ou seja, próxima à linha do Equador, o clima na Amazônia é quente e bastante úmido, com elevada precipitação pluviométrica (chuva) em virtude da intensa evapotranspiração. A maior parte do solo da região apresenta baixa fertilidade, sendo que apenas as planícies inundáveis são ricas em nutrientes. A rede hidrográfica é muito complexa, formada pela maior bacia hidrográfica do mundo, a bacia Amazônica.

A vegetação é latifoliada, com espécies de grande porte e folhas largas. No entanto, a floresta não é homogênea, apresentando características distintas de acordo com a região. Ela apresenta basicamente três tipos de formações vegetais bem distintas: mata de terra firme, mata de várzea e mata de igapó.

- A mata de terra firme responde por cerca de 90% da floresta, sendo caracterizada por árvores de grande porte (castanheira, mogno, cedro, etc.) e por estar isenta de possíveis inundações, pois se localiza na parte mais elevada do relevo.

- A mata de várzea é marcada por inundações durante o período das cheias, visto que ocupa terras baixas e drenadas por pequenos cursos de água. As espécies vegetais são diversificadas, apresentando árvores como a seringueira, jatobá, maçaranduba, entre outras.

- A mata de igapó, por sua vez, consiste na área inundada da floresta Amazônica, pois se desenvolve nas margens dos rios da região. As espécies vegetais mais abundantes são a vitória-régia, mucuri e sumaúma.

Planta típica da mata de igapó
Planta típica da mata de igapó

Essa floresta abriga a maior biodiversidade do planeta, com grande variedade de espécies da fauna e da flora. Existem mais de 80 mil espécies vegetais e cerca de 30 milhões de espécies animais, com destaque para a grande quantidade de insetos. Entre as espécies vegetais estão a seringueira, imbuia, cedro, mogno, maçaranduba, etc. Alguns dos animais encontrados nesse bioma são: onça-pintada, jaguatirica, tucano, cutia, jacaré, ariranha, cobras, entre tantos outros.

Apesar da grande importância da floresta Amazônica para o equilíbrio ambiental, as atividades econômicas e a expansão da área urbana têm provocado a redução da cobertura original da floresta. A introdução da agropecuária, o comércio ilegal de madeira, além do tráfico de animais são algumas das intervenções humanas que afetam a biodiversidade da floresta Amazônica.


 


Por Wagner de Cerqueria e Francisco
    Deixe seu comentário para "Floresta Amazônica"


    DESTAQUES
    Confira os destaques abaixo

    ..................................................

    Educação Artística
    Conheça os principais aspectos da arte pontilhista.

    ..................................................

    Redação
    Aprenda como redigir uma carta comercial.

    ..................................................