Alunos Online - Trabalhos Escolares e Educação




Esqueci minha senha

Estações do Ano

As estações do ano

O período de um ano é marcado por modificações climáticas que ocorrem periodicamente. Tais modificações não ocorrem por acaso, elas são causadas pela inclinação da Terra (cerca de 23º) em relação ao Sol que permite o recebimento de irradiação solar em uma região e a ausência da mesma em outro local. Essas modificações ocorrem sempre no mesmo período do ano, mas são definidas a partir dos fenômenos solstício e equinócio. O solstício ocorre quando a Terra se afasta da linha do equador enquanto o equinócio é um momento em que o Sol cruza a linha do equador. Essas mudanças recebem uma nomenclatura respectiva de acordo com o seu período: primavera, verão, outono e inverno.

O verão que se inicia em dezembro e finda em março marca o período mais quente e longo do ano. Apesar de ser um período quente, o verão também é marcado por intensas chuvas, pois por causa do calor há maior evaporação de água e a formação de nuvens. O outono se inicia ao término do verão em março e termina em junho. Esse período marca a transição entre o período quente do verão e o período frio do inverno. A característica marcante do outono é o amarelar e a queda das folhas e dos frutos nas árvores.

O inverno se inicia após o outono em junho e termina em setembro. Sua característica marcante é o frio e a chegada da noite mais rápida, pois os dias são mais curtos nesse período e em algumas regiões ainda pode-se visualizar neve. A primavera se inicia ao final do inverno em setembro e termina com a chegada do verão em dezembro. Esse período é caracterizado pelo retorno dos dias longos com clima ameno, ou seja, nem quente e nem frio, período de reprodução animal e do desabrochar das flores.


Por Gabriela Cabral
    Deixe seu comentário para "Estações do Ano"


    DESTAQUES
    Confira os destaques abaixo

    ..................................................

    Química
    Entenda o que é bomba de hidrogênio e qual seu poder de destruição.

    ..................................................

    Gramática
    Que tal aprender a caracterizar corretamente as interjeições? Clique!

    ..................................................