Alunos Online - Trabalhos Escolares e Educação




Esqueci minha senha

Erosão

O processo erosivo ocorre pelo desgaste e deposição de sedimentos do solo

A Erosão é um processo de transformação dos solos oriundo das ações dos agentes externos ou exógenos que consiste no desgaste na superfície terrestre, prosseguido pelo transporte e deposição de sedimentos. Trata-se de um procedimento natural, entretanto, a ação humana contribui para a sua intensificação.

O processo descontrolado de erosão traz grandes prejuízos para o meio ambiente, pois atua no desgaste do solo, dificulta a manutenção de espécies de animais e vegetais, além de atrapalhar as atividades humanas.

As erosões possuem vários estágios, dependendo do nível de profundidade e da gravidade de sua ocorrência. Geralmente, elas se iniciam com o processo de lavagem superficial dos solos, também chamado de lixiviação ou erosão laminar; depois, elas se intensificam com o processo de ação das chuvas e dos ventos, surgindo alguns buracos e “linhas” marcadas sobre a terra, as erosões em sulcos ou sulcos erosivos.

Quando os agentes modeladores continuam atuando na intensificação desse processo, ocorre a formação de ravinas (erosões mais profundas) e voçorocas (quando a erosão atinge o lençol freático ou é extremamente profunda).

Entre as ações humanas que causam a formação de processos erosivos destaca-se a retirada das vegetações, que exercem a função de conter a força das águas e dos ventos (atuando como uma espécie de obstáculo) e ajudam a manter a firmeza do solo, através de suas raízes.

No meio urbano, as erosões acontecem em razão da falta de planejamento, com a formação de ruas que ocupam verticalmente toda uma vertente, por exemplo. Durante as chuvas, a enxurrada desce a vertente com muita velocidade, formando buracos em seu percurso e formando ravinas e voçorocas na porção inferior das vertentes, geralmente próximas a cursos d’água.

Tipos de erosão

Existem vários tipos de erosão, que são classificadas conforme os seus princípios causadores.

Erosão por gravidade: quando ocorre o transporte e deposição de sedimentos da superfície em virtude da ação da gravidade, com a queda de partículas e rochas. Acontece, principalmente, em regiões montanhosas e com alta declividade.

Erosão fluvial: erosão causada pela ação das águas dos rios sobre as superfícies dos cursos d’água e de encostas. Atuam também no desgaste do solo durante enchentes periódicas ou períodos de cheias. É intensificada com a retirada das matas ciliares, ou seja, as vegetações localizadas nas margens dos rios.

Erosão causada pela retirada da mata ciliar nas proximidades de um rio
Erosão causada pela retirada da mata ciliar nas proximidades de um rio

Erosão pluvial: ocorre em razão da ação das águas das chuvas, que desgastam a superfície e transportam sedimentos. Esse processo atua também na lavagem dos solos e, quando as águas da chuva encontram um solo sem vegetação, passam a ser responsáveis pela formação de graves tipos de erosão.

Formação erosiva em ravina, causada pela lavagem da terra pelas chuvas
Formação erosiva em ravina, causada pela lavagem da terra pelas chuvas

Erosão marinha: causada pelas águas dos mares e oceanos, atua na modelagem da morfologia litorânea, contribuindo para a formação de praia e encostas através da degradação das rochas.

Erosão eólica: ocorre em virtude da ação dos ventos sobre a superfície, atuando no transporte dos sedimentos e partículas menores e degradando lentamente formações rochosas, conferindo a elas formas bastante peculiares.

Erosão glacial: ocorre graças aos movimentos abruptos das geleiras (como as avalanches). Também atuam no transporte de sedimentos, através de congelamento e movimentação.


Por Rodolfo F. Alves Pena
    Deixe seu comentário para "Erosão"


    DESTAQUES
    Confira os destaques abaixo

    ..................................................

    Educação Artística
    Conheça os principais aspectos da arte pontilhista.

    ..................................................

    Redação
    Aprenda como redigir uma carta comercial.

    ..................................................