Alunos Online - Trabalhos Escolares e Educação




Esqueci minha senha

Desmatamento

Área desmatada com madeiras prontas para o transporte.

O desmatamento é resultado direto do conjunto de atividades humanas desenvolvidas ao longo de décadas, esse processo ocorre impulsionado essencialmente pela produção industrial, além do crescimento populacional, fatores que ocorrem em nível global.

A expansão desses fatores coloca em risco especialmente as florestas, para se ter uma idéia do tamanho do impacto provocado pelas atividades, sobretudo econômicas, somente nos últimos trezentos anos o homem já disseminou pelo menos 50% de todas as florestas de toda a Terra.

Uma atividade que atinge diretamente a conservação das florestas é o extrativismo vegetal, ou seja, corte de madeira. Em diversos países como Brasil, Canadá e Indonésia esse ramo de atividade exerce uma grande importância econômica para tais territórios que extraem madeira de florestas equatoriais e temperadas.

Cada vez mais aumenta o processo de devastação da cobertura vegetal em distintos pontos do planeta, isso ocorre por fatores como expansão de áreas cultiváveis, pastagens, urbanas, mineração entre outros.

Somente no continente asiático, aproximadamente 60% da cobertura vegetal original já sumiu, pois as madeireiras praticam a extração das mesmas.

No Brasil, o desmatamento tem colocado em risco importantes domínios como o cerrado e a floresta Amazônica. No país, pelo menos 40% de toda floresta nativa foi substituída pela agropecuária, cidades e exploração de minérios.

O desmatamento promove uma série de conseqüências de ordem ambiental, tais como perda de biodiversidades, degradação dos solos, processos erosivos, mudanças no clima e compromete o funcionamento regular das chuvas, ventos, além de prejudicar os recursos hídricos.


Por Eduardo de Freitas
    Deixe seu comentário para "Desmatamento"


    DESTAQUES
    Confira os destaques abaixo

    ..................................................

    Geografia do Brasil
    Entenda a origem da atual distribuição industrial do país.

    ..................................................

    Português
    Leia a respeito da regência nominal.

    ..................................................