Alunos Online - Trabalhos Escolares e Educação




Esqueci minha senha

Desertificação

Área afetada pelo processo de desertificação.

Desertificação corresponde ao processo de transformação de uma determinada região natural do planeta em deserto, a expressão significa também o desaparecimento da fertilidade e dos microrganismos presentes no solo que garantem a sobrevivência e a proliferação de vegetais e seus habitantes, no caso, os animais, nesse sentido provocado pela ação humana (antrópica).

Muitas vezes as atividades produtivas não consideram as características ambientais do lugar, como a fragilidade e as limitações de um determinado domínio vegetal, e em muitos casos o ecossistema não suporta a intensa exploração, geralmente as pessoas que vivem nas mediações não conseguem identificar tal transformação, às vezes por falta de instrução e informação ou pelo simples fato de ignorar as questões de ordem ambiental.

O processo de desertificação deriva paralelamente à perda da fauna e flora do lugar envolvido. De uma forma sintetizada o que ocorre nesse sistema de surgimento de deserto é a substituição da vegetação natural provocada pelo empobrecimento do solo por uma superfície composta por um elemento arenoso e desprovido de vida.

O termo foi usado inicialmente na Europa, mais precisamente na França, no final dos anos de 1940, o objetivo era nomear as transformações que ocorriam naquele momento quando algumas áreas estavam com aparência de desertos e também ao crescimento daqueles que já estavam estabelecidos.

De acordo com a ONU (Organização das Nações Unidas), desertificação exprime a destruição de terras áridas, semi-áridas e subúmidas como produto direto das alterações ligadas às questões climáticas e, principalmente, pela intervenção humana.

No mundo são identificados cem países que enfrentam o problema, nesses poucas regiões são de característica de clima árido, semi-árido e subúmido, juntos abrangem uma área de aproximadamente 61,3 milhões de quilômetros quadrados. No Brasil, os casos mais evidentes ocorrem no sul, especialmente nos pampas gaúchos, geralmente ocasionados pela atividade agropecuária.


Por Eduardo de Freitas
    Deixe seu comentário para "Desertificação"


    DESTAQUES
    Confira os destaques abaixo

    ..................................................

    Educação Artística
    Conheça os principais aspectos da arte pontilhista.

    ..................................................

    Redação
    Aprenda como redigir uma carta comercial.

    ..................................................