Alunos Online - Trabalhos Escolares e Educação




Esqueci minha senha

Desemprego

O desemprego atinge milhões de pessoas

O desemprego é uma condição em que pessoas se encontram quando não possuem atividades que lhes são rentáveis. Ocorre principalmente em países subdesenvolvidos por causa das deficiências econômicas destes que não é suficiente para abastecer a população que cresce consideravelmente.

O desemprego pode ser classificado como:

Tecnológico: Quando ocorre em países que substitui o trabalho humano pelo trabalho robotizado, que apenas buscam especialistas e extinguem o trabalho braçal.

Estrutural: Ocorre em países subdesenvolvidos por causa de concentrações de mão-de-obra em trabalhos rurais pela ausência de desenvolvimento tecnológico.

Conjuntural: Ocorre quando há baixa estimulação de investimentos no país acarretando em baixas remunerações para altos preços de mercado.

No Brasil, o desemprego é provocado por baixa qualificação, educação precária, trabalhos informais, precariedade na proteção social, migração de áreas rurais que são pouco desenvolvidas, etc. Hoje, o país ocupa o terceiro lugar no ranking mundial de desempregados perdendo somente para a Índia e Rússia. São cerca de 1,5 milhões de desempregados somente na cidade de São Paulo, o que nos leva a pensar quão grande será a desastrosa porcentagem total do país.

Medidas como reforma tributária, agrária e social amenizariam o problema do desemprego no país, mas a prioridade de focar a distribuição de trabalho, melhorias na área da educação, saúde, habitação, transporte, alimentação e outras devem partir do governo que tem como obrigação projetar soluções e aplicá-las como bem aprouver.


Por Gabriela Cabral
    Deixe seu comentário para "Desemprego"


    DESTAQUES
    Confira os destaques abaixo

    ..................................................

    Química
    Informe-se sobre as diferenças entre metais, semimetais e ametais.

    ..................................................

    Gramática
    O que é sujeito deslocado e como trabalhar sua concordância? Veja!

    ..................................................