Alunos Online - Trabalhos Escolares e Educação




Esqueci minha senha

Desemprego

O desemprego atinge milhões de pessoas

O desemprego é uma condição em que pessoas se encontram quando não possuem atividades que lhes são rentáveis. Ocorre principalmente em países subdesenvolvidos por causa das deficiências econômicas destes que não é suficiente para abastecer a população que cresce consideravelmente.

O desemprego pode ser classificado como:

Tecnológico: Quando ocorre em países que substitui o trabalho humano pelo trabalho robotizado, que apenas buscam especialistas e extinguem o trabalho braçal.

Estrutural: Ocorre em países subdesenvolvidos por causa de concentrações de mão-de-obra em trabalhos rurais pela ausência de desenvolvimento tecnológico.

Conjuntural: Ocorre quando há baixa estimulação de investimentos no país acarretando em baixas remunerações para altos preços de mercado.

No Brasil, o desemprego é provocado por baixa qualificação, educação precária, trabalhos informais, precariedade na proteção social, migração de áreas rurais que são pouco desenvolvidas, etc. Hoje, o país ocupa o terceiro lugar no ranking mundial de desempregados perdendo somente para a Índia e Rússia. São cerca de 1,5 milhões de desempregados somente na cidade de São Paulo, o que nos leva a pensar quão grande será a desastrosa porcentagem total do país.

Medidas como reforma tributária, agrária e social amenizariam o problema do desemprego no país, mas a prioridade de focar a distribuição de trabalho, melhorias na área da educação, saúde, habitação, transporte, alimentação e outras devem partir do governo que tem como obrigação projetar soluções e aplicá-las como bem aprouver.


Por Gabriela Cabral
    Deixe seu comentário para "Desemprego"


    DESTAQUES
    Confira os destaques abaixo

    ..................................................

    Educação Artística
    Conheça os principais aspectos da arte pontilhista.

    ..................................................

    Redação
    Aprenda como redigir uma carta comercial.

    ..................................................