Alunos Online - Trabalhos Escolares e Educação




Esqueci minha senha

Correntes marítimas

Correntes marítimas

As águas oceânicas realizam movimentos, como, por exemplo, a corrente marítima.
As correntes marítimas são deslocamentos de enormes porções de águas oceânicas que seguem em várias direções ao longo dos oceanos e mares.

Essas águas conservam suas características, como temperatura, salinidade e cor. Esse fenômeno acontece em razão da influência dos ventos e do movimento de rotação; incluindo ainda fatores como: variação de salinidade e temperatura.
As correntes marítimas podem ser quentes ou frias, as quentes são originadas na zona intertropical da Terra e se deslocam em direção às zonas polares (sul e norte). Já as correntes frias têm sua origem nas zonas polares e seguem em direção às regiões próximas à linha do Equador.

Tais correntes exercem influência direta nas características climáticas mundiais e na atividade pesqueira. Um exemplo de mudanças no clima é a corrente do Golfo (Golfo do México), que ameniza a intensidade dos invernos nas ilhas britânicas. Em outro caso, correntes frias situadas próximas ao litoral dos continentes causam chuvas no mar. Desse modo, faz com que os ventos atinjam as áreas continentais desprovidos de umidade, favorecendo assim o surgimento de desertos, por exemplo.


Por Eduardo de Freitas
    Deixe seu comentário para "Correntes marítimas "


    DESTAQUES
    Confira os destaques abaixo

    ..................................................

    Química
    Informe-se sobre as diferenças entre metais, semimetais e ametais.

    ..................................................

    Gramática
    O que é sujeito deslocado e como trabalhar sua concordância? Veja!

    ..................................................