Alunos Online - Trabalhos Escolares e Educação




Esqueci minha senha

Camadas da Atmosfera

Atmosfera

A atmosfera é formada por uma camada de gases, predominando o nitrogênio (78%) e o oxigênio (21%), sendo que 1% restante é composto pelos seguintes gases: argônio, hélio, neônio, ozônio e dióxido de carbono. Existem diferentes critérios para a divisão das camadas da atmosfera.

Conforme a composição química do ar, a atmosfera pode ser dividida em:

Homosfera – É a camada inferior da atmosfera, iniciando-se no nível do mar e estendendo a 100 quilômetros de altitude, com composição constante e regular de gases.

Heterosfera – Estende-se do fim da homosfera a 500 quilômetros acima do nível do mar. Sua composição não é constante, na qual predominam o oxigênio, hélio e o hidrogênio.

Exosfera – Está acima dos 500 quilômetros de altitude, na qual as moléculas gasosas começam a escapar da atração gravitacional terrestre. Ela é extremamente rarefeita, composta por hidrogênio e hélio.

Outra classificação é realizada conforme a estrutura eletromagnética da atmosfera, ela está dividida em:

Ionosfera – É uma camada atmosférica localizada entre 60 e 600 quilômetros acima do nível do mar. Nela, há grande presença de partículas eletricamente carregadas, principalmente íons e elétrons.

Magnetosfera – É a área em que predomina o campo de atração magnética da Terra. Sua extensão varia em decorrência dos ventos solares.

No entanto, a divisão mais utilizada é feita pela variação de temperatura:


As camadas da atmosfera conforme a variação de temperatura

Troposfera – Compreende a camada mais baixa da atmosfera, vai do nível do mar até aproximadamente 13 quilômetros de altitude. Nela, ocorre a maioria dos fenômenos climáticos, como a formação de nuvens, chuvas, ventos, geadas, havendo grande concentração de poluentes. À medida que a altitude se eleva, a temperatura abaixa.

Estratosfera – Inicia-se no fim da troposfera e vai até 50 quilômetros de altitude. A temperatura varia de -60 °C a -5 °C em sua faixa superior. A cerca de 22 quilômetros de altitude está a camada de ozônio (O3), um gás rarefeito responsável por filtrar os raios ultravioletas emitidos pelo Sol, permitindo o desenvolvimento da vida, pois esses raios são extremamente nocivos.

Mesosfera – Estende-se do fim da estratosfera até 80 quilômetros acima do nível do mar. É a camada da atmosfera com as menores médias de temperatura (de -5 °C a -95 °C), isso ocorre em virtude do fato de não haver nuvens e gases capazes de absorver a energia solar.

Termosfera – Começa no fim da mesosfera e vai até 500 quilômetros de altitude. A temperatura passa de 1.000 °C em sua parte superior, porque nessa faixa existe grande quantidade de gás chamado oxigênio atômico, que absorve o calor dos raios ultravioletas. É uma camada importante para as comunicações, em decorrência da quantidade de gases ionizados que refletem determinados tipos de ondas de rádio.

Exosfera – É a última camada da atmosfera, inicia-se no fim da termosfera e se estende até o espaço exterior. É a camada onde estão localizados os satélites artificiais.


Por Alunos Online
    Deixe seu comentário para "Camadas da Atmosfera"


    DESTAQUES
    Confira os destaques abaixo

    ..................................................

    Depressão
    Entenda os sintomas desse problema psicológico.

    ..................................................

    História
    Compreenda o que foi o Plano Marshall.

    ..................................................