Alunos Online - Trabalhos Escolares e Educação




Esqueci minha senha

A biosfera

Biosfera

A expressão biosfera foi criada pelo geólogo austríaco Eduard Suess em 1875, que fez referência à parte do planeta onde habitam os seres vivos. A biosfera muitas vezes é designada de “esfera da vida”, é o agrupamento de todos os ecossistemas existentes no globo.

Dentre os vários planetas do sistema solar, somente a Terra detém condições viáveis para a proliferação da vida. Um dos principais fatores favoráveis à manutenção da vida está ligado à temperatura, que gira em torno dos 15°C; particularidade bastante diferente dos outros planetas, como por exemplo, Mercúrio (179°C) e Vênus (482°C), que apresentam temperaturas extremamente adversas à propagação da vida.

Em geral, os planetas do sistema solar possuem temperaturas ou muito elevadas ou muito baixas. No planeta Terra, além da temperatura ideal para existência de vida, há também elementos indispensáveis, como água e oxigênio.

A biosfera abriga a vida, e também as relações entre os seres vivos, incluindo ainda a interação dos mesmos com os elementos naturais, tais como: ar, energia solar, clima, água, entre outros.

A “esfera da vida” (biosfera) é constituída por três partes do planeta indispensáveis à vida, são elas: hidrosfera (refere-se às águas contidas no planeta: oceanos, mares, rios, lagos, águas subterrâneas), atmosfera (parte constituída por gases que envolvem a Terra) e a litosfera (corresponde à fina camada superior do planeta ou crosta terrestre, onde habitamos juntamente com outros seres vivos).


Por Eduardo de Freitas
    Deixe seu comentário para "A biosfera "


    DESTAQUES
    Confira os destaques abaixo

    ..................................................

    Inflação
    Você sabe explicar o que é inflação? Informe-se.

    ..................................................

    Gramática
    Qual o uso correto de Bastante e Bastantes? Confira!

    ..................................................