Atividades econômicas: empregados, desempregados e inativos no Brasil

Carteira de Trabalho
Carteira de Trabalho

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) realiza pesquisas sobre o panorama do emprego e atividades econômicas desempenhadas pela população, o resultado dessa pesquisa é obtido a partir de entrevistas, dessa forma o instituto considera como PEA (População Economicamente Ativa) todos aqueles que trabalham ou que estão à procura de emprego.

O grupo de pessoas ocupadas é composto por trabalhadores inseridos no setor formal e informal. O primeiro representa todas as pessoas que trabalham com vínculo empregatício (direitos trabalhistas como carteira de trabalho assinada, ordenado mensal, 13º salário, férias entre outros), além dos profissionais liberais, esses correspondem àqueles que atuam na prestação de serviços tais como advogado, economista entre outros. O segundo diz respeito ao conjunto de pessoas que atuam de forma autônoma e/ou informal, ou seja, subempregos que não tem vínculo empregatício mas que, no entanto, conseguem obter renda. É considerado trabalho informal: camelôs, diaristas, guardadores de carros, vendedores ambulantes, bóias-frias, artesãos, barraqueiros, etc. É bom destacar que o trabalho formal contribui para o sistema tributário, já o informal não colabora com o sistema.

Os trabalhadores desempregados se enquadram no PEA, pois são enquadrados numa condição temporária, devido a sua participação no mercado de trabalho.
Quando a taxa de desemprego sofre aumentos, automaticamente é repassado aos valores dos salários pagos, que é diminuído, esse processo é decorrente da grande oferta de mão-de-obra disposta no mercado.

São considerados trabalhadores inativos aqueles que na semana da coleta dos dados do instituto de pesquisa não saíram em busca de trabalho, dessa forma quem não está à procura de trabalho é tido como inativo.

Nos países centrais a população considerada como ativa atinge cerca de 50%, em contrapartida nos países periféricos esse número é superior, uma vez que os jovens e os idosos têm necessidade de trabalhar para sobreviver, sendo que o primeiro ajuda no orçamento familiar e o segundo para acrescentar nos valores das aposentadorias.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Por: Eduardo de Freitas

Artigos relacionados

Comércio Exterior no Brasil

Comércio Exterior no Brasil, o que é comércio exterior, as exportações brasileiras em 1960, as exportações brasileiras nos dias de hoje, as importações brasileiras, os principais mercados que o Brasil exporta, os principais parceiros que o Brasil importa.

Desemprego

Conheça as causas e consequências do desemprego no Brasil e no mundo e saiba como ele pode ser classificado. Resolva também questões sobre esse tema!

Divisão Regional no Brasil

Divisão regional do Brasil, O que é a Divisão regional do Brasil, Os aspectos da Divisão regional do Brasil, Como ocorreu a Divisão regional do Brasil, Qual órgão realizou a Divisão regional do Brasil, A utilização do termo região.

Estrutura fundiária do Brasil

Estrutura fundiária no Brasil, O que é Estrutura fundiária, Os problemas decorrentes da concentração de terras, Os fatores que conduziram à concentração fundiária no Brasil.

Formas de trabalho rural no Brasil

Formas de trabalho rural no Brasil, Quais são as principais formas de trabalho rural no Brasil, O que são posseiros, O que são parceiros, O que são pequenos proprietários, O que são arrendatários, O que são assalariados temporários, O que são trabalhadores não-remunerados.

IDH dos estados brasileiros

Clique aqui para saber qual é o IDH dos estados brasileiros. Veja quais são os estados e as capitais brasileiras que possuem o menor e o maior IDH do país.

Modernização e crescimento do Brasil

Crescimento e modernização do Brasil, O que é o Crescimento e modernização do Brasil, Como ocorreu o Crescimento e a modernização do Brasil, Quando ocorreu o Crescimento e modernização do Brasil, Quais foram os aspectos do Crescimento e modernização do Brasil.

Trabalho Infantil no Brasil

Clique e entenda as características do trabalho infantil no Brasil e as principais ações desenvolvidas para erradicar essa prática no país.