Alunos Online - Trabalhos Escolares e Educação




Esqueci minha senha

Aspectos Físicos do Tocantins

Jalapão: o cerrado é a vegetação predominante

Criado em 1988, após a fragmentação do estado de Goiás, o Tocantins ocupa a porção central do território brasileiro, integrando a Região Norte. Sua extensão territorial é de 277.621,858 quilômetros quadrados, sendo o 10° maior estado do Brasil, correspondendo a 3,26% da área total do país.

Sem saída para o mar, o Tocantins possui fronteiras com estados das Regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Limita-se ao norte e nordeste com o Maranhão, a leste com o Piauí, a sudeste com a Bahia, ao sul com Goiás, a sudoeste com Mato Grosso e a noroeste com o Pará.

O relevo estadual é marcado por planícies no centro, como a Ilha do Bananal, áreas suavemente onduladas, além de depressão e planaltos ao sul. A altitude média é de aproximadamente 450 metros, sendo que o ponto mais elevado localiza-se na Serra das Traíras, com 1.340 metros acima do nível do mar.

O clima predominante é o tropical semiúmido, com duas estações bem definidas: uma chuvosa (entre os meses de outubro a abril) e uma seca (de maio a setembro). A temperatura média anual varia entre 27 °C a 29 °C. O índice pluviométrico (chuvas) é de 1.800 mm. A vegetação, por sua vez, é composta por cerrado na maior parte do território (87%) e floresta Amazônica na porção norte.

A rede hidrográfica é bastante complexa, considerada uma das cinco mais ricas do Brasil. O Tocantins é “cortado” pela bacia dos rios Tocantins e Araguaia, que juntos formam a maior bacia hidrográfica exclusivamente brasileira. Entre os principais rios do estado estão o Araguaia, Capela, das Balsas, do Sono, Javaés, Lajes, Lontra, Manuel Alves, Paranã, Tocantins, entre outros.


Por Wagner de Cerqueria e Francisco
    Deixe seu comentário para "Aspectos Físicos do Tocantins "


    DESTAQUES
    Confira os destaques abaixo

    ..................................................

    Química
    Aprenda a classificar corretamente os diferentes tipos de materiais magnéticos.

    ..................................................

    Gramática
    Fique ligado em alguns casos especiais de concordância verbal.

    ..................................................