Alunos Online - Trabalhos Escolares e Educação




Esqueci minha senha

Aspectos Físicos de Roraima

Monte Caburaí, o ponto extremo norte do Brasil

Estre os aspectos físicos de Roraima podemos destacar localização, relevo, clima, vegetação e hidrografia. Esse estado, localizado na Região Norte do Brasil, possui extensão territorial de 224.301,040 quilômetros quadrados, o que corresponde a aproximadamente 2,6% da área total do país. Roraima abriga o ponto extremo setentrional do Brasil, o Monte Caburaí.

O território de Roraima é “cortado” pela linha do Equador, fazendo com que a maior parte do estado pertença ao Hemisfério Setentrional (norte) e a outra, ao Hemisfério Meridional (sul). Possui fronteiras ao sul com o Amazonas, a sudeste com o Pará, a leste com a Guiana e ao norte e a noroeste com a Venezuela.

O relevo estadual é marcado por planaltos e depressões. A maior parte do estado apresenta relevo com altitude inferior a 160 metros, com declividade suave. Porém, há regiões serranas, como a serra da Lua, serra Grande, serra da Batata, entre outras. Existem elevações que ultrapassam 2,5 mil metros de altitude, como, por exemplo, o monte Roraima, na serra do Pacaraima, com 2.739,3 metros acima do nível do mar, sendo o ponto mais alto do estado.

Outro aspecto físico de Roraima é o clima. Predomina o clima equatorial, quente e úmido nas porções norte, sul e oeste. Nessas regiões, o índice pluviométrico (chuvas) é elevado, com média de 2.000 mm/ano. Já na porção leste, o clima é tropical, com uma estação seca bem definida e chuvas intensas entre os meses de maio a agosto. A temperatura média anual é de 24 °C.

A cobertura vegetal é composta por floresta Amazônica, além de faixas de cerrado. A rede hidrográfica, bastante complexa, integra a Região Hidrográfica Amazônica. Os principais rios de Roraima são o Alalaú, Anauá, Branco, Catrimani, Cauamé, Cotingo, Itapará, Jauaperi, Parimé, Tacutu, Uraricoera, etc.
 


Por Wagner de Cerqueria e Francisco
    Deixe seu comentário para "Aspectos Físicos de Roraima"


    DESTAQUES
    Confira os destaques abaixo

    ..................................................

    Inflação
    Você sabe explicar o que é inflação? Informe-se.

    ..................................................

    Gramática
    Qual o uso correto de Bastante e Bastantes? Confira!

    ..................................................