Alunos Online - Trabalhos Escolares e Educação




Esqueci minha senha

Aspectos Físicos de Goiás

Goiás compõe a região Centro-Oeste do Brasil e apresenta grande diversidade quanto ao relevo, clima, vegetação e hidrografia.

Cachoeira na Chapada dos Veadeiros

Goiás está situado no planalto central brasileiro, integrando a Região Centro-Oeste. Sua extensão territorial é de 340.103,467 quilômetros quadrados, sendo o sétimo maior estado do país, correspondendo a aproximadamente 4% da área total do Brasil. Possui 246 municípios, divididos em 18 Microrregiões, onde residem cerca de 6 milhões de pessoas.

Sem saída para o mar, o território goiano limita-se ao norte com Tocantins, a nordeste com a Bahia, a leste com Minas Gerais, ao sul com Mato Grosso do Sul e a oeste com Mato Grosso. Apresenta grande diversidade de elementos naturais, tais como o relevo, clima, vegetação e hidrografia.

A maior parte do relevo de Goiás é caracterizada por terrenos relativamente planos. Nas regiões próximas aos rios Tocantins e Araguaia, predominam suaves ondulações. Os pontos mais elevados estão localizados na Chapada dos Veadeiros, atingindo até 1.921 metros acima do nível do mar, no Morro Alto, que é o ponto mais alto do estado.

O clima predominante é o tropical, com duas estações bem definidas: uma chuvosa (entre outubro e abril) e uma seca (de maio a setembro). A média pluviométrica (chuvas) anual é de 1.532 mm. Já a temperatura média anual varia entre 20 °C a 24 °C, sendo que as máximas podem atingir até 36 °C e as mínimas, 12 °C.

O cerrado é a principal cobertura vegetal de Goiás. Esse bioma é marcado por árvores de galhos tortuosos, cascas grossas e raízes profundas, além do solo pobre em nutrientes. O estado também abriga áreas de floresta tropical, na Região do Mato Grosso Goiano e enclaves de floresta Atlântica, entre as cidades de Goiânia e Anápolis.

Goiás possui a maior estância hidrotermal do mundo. Águas quentes afloram do solo das cidades de Caldas Novas e Rio Quente, com temperaturas que variam entre 20°C a 40°C. Além desses dois municípios, outras importantes fontes termais do estado estão situadas em Lagoa Santa, Cachoeira Dourada, Minaçu, Formoso, Mara Rosa, Cavalcante, Colinas do Sul, Niquelândia, Jataí e Aragarças.

A rede hidrográfica de Goiás é muito rica, integrando três importantes bacias hidrográficas do país: Paraná, São Francisco e Araguaia-Tocantins, que é a maior bacia exclusivamente brasileira. Entre os principais rios estão o Aporé, Araguaia, Claro, Corumbá, dos Bois, Paranã, Paranaíba, Maranhão, São Marcos, Tocantins, entre outros.


Por Wagner de Cerqueria e Francisco
    Deixe seu comentário para "Aspectos Físicos de Goiás "


    DESTAQUES
    Confira os destaques abaixo

    ..................................................

    Educação Artística
    Conheça os principais aspectos da arte pontilhista.

    ..................................................

    Redação
    Aprenda como redigir uma carta comercial.

    ..................................................