Alunos Online - Trabalhos Escolares e Educação




Esqueci minha senha

Aspectos Físicos do Distrito Federal

Cerrado: bioma predominante no Distrito Federal

Os aspectos físicos do Distrito Federal abordados nesse texto são: localização, extensão territorial, relevo, clima, vegetação e hidrografia. Situado na Região Centro-Oeste do Brasil, o Distrito Federal está totalmente encravado no estado de Goiás, ocupando uma área de 5.787,784 quilômetros quadrados, o que corresponde a aproximadamente 0,07% do território brasileiro.

O relevo do Distrito Federal possui altitude média de 1,1 mil metros. O terreno, situado no Planalto Central Brasileiro, é marcado por um planalto de topografias suaves. O ponto mais elevado é o pico do Roncador, localizado na serra do Sobradinho, com 1.341 metros acima do nível do mar.

No Distrito Federal predomina o clima tropical de altitude, com duas estações bem definidas: uma seca (de maio a setembro) e outra chuvosa (de outubro a abril). Durante o período de estiagem, a umidade relativa do ar pode atingir menos de 20%, fato que provoca várias doenças respiratórias, sobretudo nas crianças. A temperatura média anual é de 21 °C.

O cerrado é o principal bioma do Distrito Federal. Sua vegetação é marcada por pequenos arbustos e árvores com troncos retorcidos, raízes profundas, cascas grossas e folhas recobertas de pelugem. Existem, ainda, regiões de gramíneas e de árvores de grande porte (cerradão).

A hidrografia é composta pelos seguintes rios: Descoberto, Maranhão, Paranoá, Preto, São Bartolomeu e Sobradinho. Com o intuito de armazenar água para suprir a demanda local, o rio Paranoá foi represado, sendo construído o Lago Paranoá, que possui cerca de 40 quilômetros quadrados de extensão.


Por Wagner de Cerqueria e Francisco
    Deixe seu comentário para "Aspectos Físicos do Distrito Federal"


    DESTAQUES
    Confira os destaques abaixo

    ..................................................

    Educação Artística
    Conheça os principais aspectos da arte pontilhista.

    ..................................................

    Redação
    Aprenda como redigir uma carta comercial.

    ..................................................