Alunos Online - Trabalhos Escolares e Educação




Esqueci minha senha

Aspectos Físicos do Distrito Federal

Cerrado: bioma predominante no Distrito Federal

Os aspectos físicos do Distrito Federal abordados nesse texto são: localização, extensão territorial, relevo, clima, vegetação e hidrografia. Situado na Região Centro-Oeste do Brasil, o Distrito Federal está totalmente encravado no estado de Goiás, ocupando uma área de 5.787,784 quilômetros quadrados, o que corresponde a aproximadamente 0,07% do território brasileiro.

O relevo do Distrito Federal possui altitude média de 1,1 mil metros. O terreno, situado no Planalto Central Brasileiro, é marcado por um planalto de topografias suaves. O ponto mais elevado é o pico do Roncador, localizado na serra do Sobradinho, com 1.341 metros acima do nível do mar.

No Distrito Federal predomina o clima tropical de altitude, com duas estações bem definidas: uma seca (de maio a setembro) e outra chuvosa (de outubro a abril). Durante o período de estiagem, a umidade relativa do ar pode atingir menos de 20%, fato que provoca várias doenças respiratórias, sobretudo nas crianças. A temperatura média anual é de 21 °C.

O cerrado é o principal bioma do Distrito Federal. Sua vegetação é marcada por pequenos arbustos e árvores com troncos retorcidos, raízes profundas, cascas grossas e folhas recobertas de pelugem. Existem, ainda, regiões de gramíneas e de árvores de grande porte (cerradão).

A hidrografia é composta pelos seguintes rios: Descoberto, Maranhão, Paranoá, Preto, São Bartolomeu e Sobradinho. Com o intuito de armazenar água para suprir a demanda local, o rio Paranoá foi represado, sendo construído o Lago Paranoá, que possui cerca de 40 quilômetros quadrados de extensão.


Por Wagner de Cerqueria e Francisco
    Deixe seu comentário para "Aspectos Físicos do Distrito Federal"


    DESTAQUES
    Confira os destaques abaixo

    ..................................................

    Química
    Informe-se sobre as propriedades químicas e aplicação do Iodo.

    ..................................................

    Gramática
    Senão ou se não? Tire suas dúvidas e use as expressões corretamente.

    ..................................................