Alunos Online - Trabalhos Escolares e Educação




Esqueci minha senha

A região Norte

Os estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins formam a região Norte do Brasil.

Estados e capitais da região Norte

A Região Norte do Brasil é composta pelos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. Ela está localizada entre o maciço das Guianas (ao norte), o Planalto Central (ao sul) a Cordilheira dos Andes (a oeste), e o Oceano Atlântico (a noroeste). Com extensão territorial de 3.853.322,2 quilômetros quadrados, é a maior Região do território brasileiro, correspondendo a 45% da área total do país.

Quanto aos aspectos físicos, o Norte possui as seguintes características: o clima predominante é o equatorial, apresentando temperaturas elevadas e altos índices pluviométricos e de umidade, a vegetação é abundante, composta pela floresta Amazônica e a hidrografia é representada pelos grandes rios das bacias hidrográficas: Amazônica e do Tocantins.

Conforme contagem populacional realizada em 2010, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população total é de 15.864.454 habitantes, dos quais 73,5% residem em áreas urbanas. O Norte é a Região menos povoada do território nacional, visto que a sua densidade demográfica é a menor: 4,1 habitantes por quilômetro quadrado. O crescimento demográfico é de 2,1% ao ano, considerada a maior média do Brasil.

Sua população apresenta grande heterogeneidade, pois aproximadamente 228 mil índios de diversas etnias vivem nessa região. Nos estados do Pará, Amazonas e Tocantins é significativo o número de imigrantes oriundos do Nordeste, principalmente do Ceará e do Maranhão. No Acre e em Rondônia, há grande concentração de imigrantes paranaenses e gaúchos.

As manifestações culturais têm grande influência dos indígenas, assim como as festas de cunho religioso. O Círio de Nazaré realizado em Belém, capital do Pará, é uma das festas populares de maior destaque. O Festival de Parintins, a mais conhecida festa do Boi-Bumbá, é realizado em junho, no Amazonas.

A atividade econômica baseia-se principalmente no extrativismo de produtos, como, o látex, açaí, madeira e castanha. A Região é também rica em minérios, representada pela Serra dos Carajás (PA), de onde se extrai grande parte do minério de ferro brasileiro, e a Serra do Navio (AP), rica em manganês.

O setor industrial concentra-se, principalmente, na Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA), a qual se expandiu em virtude de uma série de políticas de incentivo fiscal no objetivo de desenvolver e fortalecer economicamente a região.
Outro destaque é o Polo Industrial de Manaus, que possui mais de 500 indústrias voltadas para os seguintes setores: eletroeletrônico, químico, informática, fabricação de motos, bicicletas e refrigerantes.
A participação da Região Norte junto ao Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil é de apenas 5%, sendo a menor contribuição em se tratando das demais regiões.

No que tange aos aspectos negativos, os estados do Norte apresentam alguns problemas sociais, tais como, insuficiência de saneamento ambiental, analfabetismo (atingindo 10% da população) e mortalidade infantil (23,5 a cada mil nascidos vivos).

    Deixe seu comentário para "A região Norte"


    DESTAQUES
    Confira os destaques abaixo

    ..................................................

    Inflação
    Você sabe explicar o que é inflação? Informe-se.

    ..................................................

    Gramática
    Qual o uso correto de Bastante e Bastantes? Confira!

    ..................................................