Alunos Online - Trabalhos Escolares e Educação




Esqueci minha senha

Geografia

A Geografia é uma área do conhecimento científico e, como tal, possui preocupação em explicar a realidade a partir de uma perspectiva metodologicamente definida.

A Geografia estuda as dinâmicas socioespaciais na relação natureza x sociedade

A Geografia é a ciência que estuda o espaço geográfico e envolve as relações mútuas entre o homem e o meio. Por isso, é de interesse para essa ciência a compreensão acerca dos acontecimentos antrópicos e naturais sobre a superfície terrestre, bem como as suas explicações e dinâmicas. Além disso, também é de seu interesse o temário que abrange desde o comportamento do relevo, da biosfera, da atmosfera e dos cursos d'água até informações referentes à economia, à cultura, ao meio rural, às cidades, entre outras questões.

Muitas pessoas imaginam de forma errada o que a Geografia estuda, pois acreditam que ela preocupa-se em enumerar informações sobre a localização dos países, capitais e bandeiras. Na verdade, essa ciência preocupa-se não com informações estáticas, mas com as dinâmicas que envolvem a produção e transformação do espaço.

Antigamente, a Geografia era conceituada de diferentes formas, sendo entendida como a ciência que estuda as diferenças regionais, as posições e os gêneros de vida. Ela já foi vista até mesmo como a área do saber responsável pela diferenciação de áreas. Mas em todas essas concepções antigas, nenhuma delas envolvia a enumeração de informações sobre os lugares, mas sobretudo a reflexão e análise das características concernentes ao espaço.

A Geografia costuma ser dividida, ou melhor, classificada, em Geral e Regional. Os estudos regionais analisam a integração entre os elementos humanos e físicos do espaço, pois sua escala de abrangência é menor. Já a Geografia Geral divide-se em Geografia Física e Humana, embora existam contestações a essa divisão, considerada como um prejuízo para os estudos geográficos.

Existem alguns conceitos que são importantes para a Geografia, sendo tratados como suas categorias de análise. Esses termos são: paisagem, território, lugar, região, além do próprio espaço. Esses conceitos são importantes no sentido de guiar os estudos realizados pelos geógrafos para melhor compreenderem a realidade.

A seguir, você poderá aprofundar mais os seus estudos, com seções que trazem textos de Geografia Geral e do Brasil. Esperamos, com eles, não somente atender aos conteúdos do ensino básico, mas também fornecer reflexões sobre a ação humana e suas relações com o meio.

Aproveite os textos e boa leitura!

Por Rodolfo F. Alves Pena

DESTAQUES
Confira os destaques abaixo

..................................................

Depressão
Entenda os sintomas desse problema psicológico.

..................................................

História
Compreenda o que foi o Plano Marshall.

..................................................