Alunos Online - Trabalhos Escolares e Educação




Esqueci minha senha

Geografia

A Geografia é uma área do conhecimento científico e, como tal, possui preocupação em explicar a realidade a partir de uma perspectiva metodologicamente definida.

A Geografia estuda as dinâmicas socioespaciais na relação natureza x sociedade

A Geografia é a ciência que estuda o espaço geográfico e envolve as relações mútuas entre o homem e o meio. Por isso, é de interesse para essa ciência a compreensão acerca dos acontecimentos antrópicos e naturais sobre a superfície terrestre, bem como as suas explicações e dinâmicas. Além disso, também é de seu interesse o temário que abrange desde o comportamento do relevo, da biosfera, da atmosfera e dos cursos d'água até informações referentes à economia, à cultura, ao meio rural, às cidades, entre outras questões.

Muitas pessoas imaginam de forma errada o que a Geografia estuda, pois acreditam que ela preocupa-se em enumerar informações sobre a localização dos países, capitais e bandeiras. Na verdade, essa ciência preocupa-se não com informações estáticas, mas com as dinâmicas que envolvem a produção e transformação do espaço.

Antigamente, a Geografia era conceituada de diferentes formas, sendo entendida como a ciência que estuda as diferenças regionais, as posições e os gêneros de vida. Ela já foi vista até mesmo como a área do saber responsável pela diferenciação de áreas. Mas em todas essas concepções antigas, nenhuma delas envolvia a enumeração de informações sobre os lugares, mas sobretudo a reflexão e análise das características concernentes ao espaço.

A Geografia costuma ser dividida, ou melhor, classificada, em Geral e Regional. Os estudos regionais analisam a integração entre os elementos humanos e físicos do espaço, pois sua escala de abrangência é menor. Já a Geografia Geral divide-se em Geografia Física e Humana, embora existam contestações a essa divisão, considerada como um prejuízo para os estudos geográficos.

Existem alguns conceitos que são importantes para a Geografia, sendo tratados como suas categorias de análise. Esses termos são: paisagem, território, lugar, região, além do próprio espaço. Esses conceitos são importantes no sentido de guiar os estudos realizados pelos geógrafos para melhor compreenderem a realidade.

A seguir, você poderá aprofundar mais os seus estudos, com seções que trazem textos de Geografia Geral e do Brasil. Esperamos, com eles, não somente atender aos conteúdos do ensino básico, mas também fornecer reflexões sobre a ação humana e suas relações com o meio.

Aproveite os textos e boa leitura!

Por Rodolfo F. Alves Pena

DESTAQUES
Confira os destaques abaixo

..................................................

Educação Artística
Conheça os principais aspectos da arte pontilhista.

..................................................

Redação
Aprenda como redigir uma carta comercial.

..................................................