Alunos Online - Trabalhos Escolares e Educação




Esqueci minha senha

Torricelli

Evangelista Torricelli

Sabemos que a atmosfera exerce pressão sobre nós, ou melhor, em tudo que está sobre a superfície da Terra. Ao olharmos para o céu não a vemos, mas sabemos que a pressão atmosférica existe, e questionamos: como medi-la?

O experimento que mediu a pressão atmosférica foi construído pelo físico e matemático italiano Evangelista Torricelli.

Evangelista Torricelli nasceu no ano de 1608, em uma cidade italiana chamada Faenza. Ele estudou matemática em Roma, foi aluno de Benedito Castelli, um discípulo de Galilei. No ano de 1641, Torricelli mudou-se para Florença a fim de se tornar assistente de Galileu, a quem substituiu como matemático oficial do grão-duque Ferdinando II da Toscana.

O tempo que passou ao lado de Galilei despertou em Torricelli o interesse propriamente dito pela Física. Mesmo após a morte de Galileu, no início de 1642, Evangelista Torricelli realizou diversos trabalhos, ou melhor, importantíssimos trabalhos em Física. Ele fez diversas contribuições para o progresso da ciência, sendo que suas contribuições se estenderam em uma área onde diversos matemáticos consagrados da época trabalhavam, como, por exemplo, Fermat, Roberval, Descartes etc. Na época, esses matemáticos estavam à procura de processos para calcular volume, áreas abaixo de curvas, comprimento de curvas e tangentes curvas.

Entre as diversas descobertas realizadas pelo matemático e físico Torricelli, podemos citar o cálculo do comprimento de um tipo de espiral e também citar o cálculo da área debaixo do gráfico da hipérbole dada por y = 1/x2. Esse tipo de investigação foi muito importante, pois mais tarde levou à invenção do Cálculo Diferencial e Integral, por Newton e Leibniz.


Por Domiciano Correa Marques da Silva
    Deixe seu comentário para "Torricelli"


    DESTAQUES
    Confira os destaques abaixo

    ..................................................

    Inflação
    Você sabe explicar o que é inflação? Informe-se.

    ..................................................

    Gramática
    Qual o uso correto de Bastante e Bastantes? Confira!

    ..................................................