Alunos Online - Trabalhos Escolares e Educação




Esqueci minha senha

Termologia

Definição

Também chamado de termometria, esta é a parte da Física que estuda a energia térmica dos corpos e a sua propagação através de um meio. Estuda também o comportamento dos gases e as relações existentes entre a energia térmica e o trabalho. Os fenômenos são interpretados de dois pontos distintos, mas que se complementam: o macroscópico (temperatura e volume) e o microscópico (velocidade, energia interna, átomos e moléculas). São dois pontos de vista que se completam na termologia, dando uma compreensão mais profunda dos fenômenos termométricos.


Temperatura

Comumente as pessoas avaliam o estado térmico dos corpos através da sensação térmica de quente ou frio que sentem ao tocá-lo. Porém não é de grande confiança a análise de tais sensações térmicas, pois elas variam de indivíduo para indivíduo em um mesmo ambiente.

Mas então como medir a temperatura de um corpo sem se falar em “quente” ou “frio”?
Imagine uma vasilha cheia de água. Ao colocar esta vasilha no fogo a água vai começar a ferver e logo percebemos que a temperatura da água aumentou. Porque a temperatura da água aumentou? Como isso ocorre?

Isso devido à constituição microscópica dos corpos. Como já sabemos todos os corpos são constituídos de pequenas partículas que se movimentam em várias direções. Tais partículas possuem certa velocidade, energia cinética. Quando há um aumento de temperatura essas partículas passam a se agitar mais, aumentando sua energia cinética e conseqüentemente o número de choques com outras partículas e as paredes internas do volume. Estes choques fazem com que ocorra a liberação de energia na forma de calor, aumentando assim a temperatura do corpo em questão.

Assim, podemos associar a temperatura da água à energia cinética das partículas que a constituem. Baseado nisso, podemos definir temperatura como sendo a grandeza física que mede o grau de agitação das partículas que compõem o corpo.

*Energia Cinética: é a energia relacionada ao movimento de corpos.

As partículas dos gases, sólidos e líquidos podem se mover, porém as partículas dos sólidos e líquidos são mais limitadas devido às suas regiões serem mais limitadas. Já os gases possuem maior liberdade que sólidos e líquidos.

Escalas termométricas

Escala termométrica é um conjunto de valores numéricos, onde cada valor está associado a uma determinada temperatura. As escalas mais conhecidas são Celsius (°C), Fahrenheit (°F) e Kelvin (K). Tais escalas possuem este nome em homenagem aos seus criadores. O aparelho utilizado para medir a temperatura dos corpos é denominado de termômetro, cujo princípio de funcionamento está baseado na dilatação térmica. Dentro dos termômetros existe, geralmente, mercúrio (metal líquido) que ao sofrer variação de temperatura dilata ou contrai, subindo ou descendo no tubo.

*Dilatação térmica: é o fenômeno físico no qual os corpos se contraem ou dilatam mediante a variação de temperatura.

ARTIGOS DE "Termologia"
Confira os artigos da seção Termologia
Início Anterior 1 2 Próximo Último
    Deixe seu comentário para "Termologia"


    DESTAQUES
    Confira os destaques abaixo

    ..................................................

    Química
    Entenda o que é a camada pré-sal e os desafios da extração do petróleo nessa camada.

    ..................................................

    Gramática
    Existem diferenças entre classe e função. Saiba quais são elas!

    ..................................................