Alunos Online - Trabalhos Escolares e Educação




Esqueci minha senha

Primeira Lei de Newton

Aplicação da Primeira Lei de Newton

Quando uma pessoa está dentro de um ônibus em movimento e de repente o ônibus dá uma freada brusca, o que acontece com a pessoa? Com certeza ela irá ser “empurrada” para a direção em que o ônibus estava andando. Essa propriedade física se chama inércia, ou seja, é a tendência natural que os corpos possuem em manter velocidades constantes, de permanecerem como estão.

Durante muito tempo os estudiosos da Antiguidade tentaram compreender esse fenômeno. Aristóteles afirmava que “um corpo só pode permanecer em movimento se existir uma força atuando sobre ele”. Galileu deu um importante passo ao perceber a influência da força de atrito, afirmando que era essa força que atuava no sentido de contrariar o movimento de um corpo. Assim, ao contrário do que pensava Aristóteles, Galileu afirmava que um corpo poderia estar em movimento sem que nenhuma força atuasse sobre ele.

Após alguns anos, Isaac Newton, ao formular as leis da mecânica, estabeleceu a Lei da Inércia, também conhecida como Primeira Lei de Newton: Na ausência de forças, um corpo em repouso continua em repouso, e um corpo em movimento continua em movimento em linha reta e com velocidade constante.

Outros exemplos que explicam a primeira Lei de Newton:

- Quando o foguete espacial fica livre de ações gravitacionais significativas do resto do universo, seus motores são desligados, porém através da inércia, o foguete espacial mantém sua velocidade constante.

- Quando andamos a cavalo e o animal dá um “arranque”, nosso corpo tende a manter seu estado de repouso, portanto somos projetados na direção inversa à que o cavalo estiver se movimentando; da mesma forma, quando o cavalo pára de uma vez, nosso corpo tende a continuar o movimento, por isso somos projetados na direção em que se estava anteriormente.


Por Tiago Dantas
    Deixe seu comentário para "Primeira Lei de Newton"


    DESTAQUES
    Confira os destaques abaixo

    ..................................................

    Química
    Aprenda a classificar corretamente os diferentes tipos de materiais magnéticos.

    ..................................................

    Gramática
    Fique ligado em alguns casos especiais de concordância verbal.

    ..................................................