Alunos Online - Trabalhos Escolares e Educação




Esqueci minha senha

Potencial elétrico gerado por várias cargas

Cargas elétricas Q1 e Q2 separadas por uma distância d

Quando uma carga elétrica q está numa região onde existe campo elétrico, podemos dizer que ela possui uma energia potencial associada ao local onde ela está. Vamos considerar um par de cargas elétricas puntiformes Q1 e Q2, as quais se encontram separadas por uma distância d. Vamos supor também que essas cargas estejam isoladas das outras cargas elétricas.

Caso essas cargas tenham o mesmo sinal, elas irão se repelir; e se tiverem sinais opostos elas tenderão a se atrair. De tal modo, em qualquer uma das situações haverá manifestação de movimento, portanto fica evidente que há energia potencial armazenada no sistema constituído pelas duas cargas elétricas.

A energia potencial é proporcional a cada uma das cargas elétricas, sendo, portanto, proporcional ao produto delas. Além disso, a energia potencial é inversamente proporcional à distância que separa as cargas. Assim, podemos calcular a energia potencial através da seguinte equação:

Agora consideremos somente o campo elétrico gerado por apenas uma carga Q e um ponto P situado a uma distância d dessa carga. No lugar de P colocaremos uma carga de prova q, e o sistema volta a ser formado por um par de cargas elétricas. O potencial elétrico nesse ponto é determinado através da seguinte equação:

Lembre-se que o potencial elétrico no ponto P não depende do valor da carga de prova q, portanto sempre haverá potencial elétrico no ponto P, mesmo que se retire a carga de prova q.

Potencial elétrico num ponto P gerado por várias cargas

Potencial elétrico gerado por várias cargas elétricas em um ponto P

Consideremos um campo elétrico que seja gerado por n cargas puntiformes. Na região do campo, consideremos um ponto geométrico P, como mostra a figura acima. Vamos calcular o potencial elétrico resultante em P e gerado pelas n cargas elétricas.

Em primeiro lugar, calcula-se o potencial que cada carga cria isoladamente em P, usando a seguinte equação:

Em seguida, somamos os potenciais obtidos, levando em conta o sinal positivo ou negativo de cada um:


Por Domiciano Correa Marques da Silva
    Deixe seu comentário para "Potencial elétrico gerado por várias cargas"


    DESTAQUES
    Confira os destaques abaixo

    ..................................................

    Educação Artística
    Conheça os principais aspectos da arte pontilhista.

    ..................................................

    Redação
    Aprenda como redigir uma carta comercial.

    ..................................................