Alunos Online - Trabalhos Escolares e Educação




Esqueci minha senha

Ondas estacionárias

O encontro de duas ondas idênticas define as ondas estacionárias, pois uma é incidente e a outra é refletida.

Ondas estacionárias

Ondas estacionárias são caracterizadas como o encontro de duas ondas idênticas, uma incidente e outra refletida. A superposição dessas ondas leva à formação de interferência construtiva ou interferência destrutiva.

Nessas ondas, os pontos de interferência destrutiva são chamados de Nós e nos pontos de interferência construtiva (onde a amplitude é máxima) são chamados de Ventres.

Podemos obter uma onda estacionária fixando umas das extremidades de uma corda em uma parede. Em seguida, fazemos a outra extremidade vibrar com movimentos verticais periódicos.

Em uma onda estacionária, os nós e os ventres, ao longo da corda, terão sempre a mesma posição. Como estão sempre imóveis, os nós não permitem que a energia mecânica passe por eles. Dessa forma, a energia adquirida fica estacionada entre os nós, caracterizando, então, uma onda estacionária. A figura representa uma onda estacionária onde os pontos oscilam para cima e para baixo entre os nós:

Em uma corda fixa entre dois pontos, a formação de ondas com diferentes comprimentos de onda depende da frequência de oscilação. Seu comprimento é obtido através da distância entre os dois pontos que na verdade funcionam como nós.

Na figura acima podemos observar a frequência natural (ou frequência fundamental) de oscilação da corda. O maior comprimento de onda corresponde à menor frequência e pode ser dado pela seguinte equação:

                                                                         v = λ.ƒ


Por Domiciano Correa Marques da Silva
    Deixe seu comentário para "Ondas estacionárias"


    DESTAQUES
    Confira os destaques abaixo

    ..................................................

    Química
    Aprenda a classificar corretamente os diferentes tipos de materiais magnéticos.

    ..................................................

    Gramática
    Fique ligado em alguns casos especiais de concordância verbal.

    ..................................................