Alunos Online - Trabalhos Escolares e Educação




Esqueci minha senha

Estados de agregação da matéria

Os estados de agregação da matéria são: sólido, líquido e gasoso. Eles são definidos de acordo com a energia e a força de coesão entre as moléculas.

A água em seus três estados de agregação

A matéria pode ser encontrada em três estados de agregação, também conhecidos como estados físicos, são eles: sólido, líquido e gasoso. Para cada substância existe uma faixa de pressão e temperatura para a qual ela assume determinado estado de agregação. A água, por exemplo, de 0º a 100ºC, à pressão de 1 atm, está no estado líquido. Caso a temperatura seja inferior a 0º, ela apresenta-se no estado sólido. Mas em temperaturas maiores que 100º C, ela está no estado gasoso.

Vejamos agora as principais características de cada um dos estados de agregação.

  • Estado sólido: Uma substância nesse estado possui forma e volume constantes, pois o arranjo molecular é bem definido. As moléculas possuem pouca energia cinética e quase não se movimentam. A força de coesão entre elas é muito grande, por isso, ficam muito próximas uma das outras.

  • Estado líquido: Quando uma substância passa do estado sólido para o líquido, em um processo denominado fusão, ela recebe certa quantidade de calor. Esse calor fornece energia para as moléculas, que passam a se movimentar, “soltando-se” da estrutura cristalina que possuíam na fase sólida. Sendo assim, as moléculas ficam desordenadas, mas movimentam-se pouco. Nesse estado de agregação, apenas o volume é constante. A forma da substância é variável, sendo igual à do recipiente que a contém.

  • Estado gasoso: Ao fornecer mais energia para a substância ainda no estado líquido, a agitação das moléculas aumenta, isso faz com que elas fiquem bastante afastadas umas das outras em movimento completamente desordenado, passando para o estado gasoso. Esse processo é denominado vaporização.

Nesse estado de agregação, a matéria não possui nem forma nem volume definidos e a substância ocupa todo o espaço disponível para movimentar-se.

Veja na figura abaixo a disposição das moléculas de água nos estados sólido, líquido e gasoso:

Podemos ver na imagem que as moléculas de gelo estão bem unidas, as de água afastam-se um pouco, e as de gás são totalmente dispersas
Podemos ver na imagem que as moléculas de gelo estão bem unidas, as de água afastam-se um pouco, e as de gás são totalmente dispersas


Por Mariane Mendes Teixeira
    Deixe seu comentário para "Estados de agregação da matéria"


    DESTAQUES
    Confira os destaques abaixo

    ..................................................

    Depressão
    Entenda os sintomas desse problema psicológico.

    ..................................................

    História
    Compreenda o que foi o Plano Marshall.

    ..................................................