Alunos Online - Trabalhos Escolares e Educação




Esqueci minha senha

Movimento acelerado e retardado

Carro em um movimento acelerado e caminhão em um movimento retardado

No estudo dos conceitos iniciais sobre cinemática, você viu as características de um corpo quando ele está parado ou em movimento. No cotidiano é fácil distinguir quando um corpo ou objeto está parado ou em movimento: quando um carro passa ao seu lado na rua você dirá que ele está em movimento; quando você passa ao lado de um carro que se encontra estacionado na garagem, não hesitará em dizer que o carro está parado. Mas na Física é preciso adotar um referencial para dizer se um objeto está em repouso ou em movimento.

Sendo assim, após a adoção de um referencial, se um carro se distancia desse referencial, é porque o carro está em movimento.

Com relação ao movimento de um corpo, ele pode ser acelerado ou retardado.

Suponha que um objeto esteja em movimento retilíneo, ou seja, ele se move em uma trajetória reta. Se você considerar que F é a força resultante que age sobre esse objeto e que v é a velocidade instantânea do objeto, observará as seguintes situações:

Movimento acelerado

No movimento acelerado, a força e a velocidade do objeto possuem o mesmo sentido

Caso o movimento seja acelerado, tanto a força F quanto a velocidade v do objeto terão o mesmo sentido, isto é, a força F possui o mesmo sentido do movimento do objeto. Veja a ilustração da figura acima.

Suponha uma situação em que você vai tentar tirar um carro do repouso, isto é, vai tentar produzir um movimento acelerado no carro. Para tanto, você deve aplicar no carro uma força com mesmo sentido do movimento para conseguir movê-lo.

Movimento retardado

No movimento retardado, a força e a velocidade do objeto possuem sentidos opostos

Se por ventura o movimento for do tipo retardado, a força F e a velocidade do objeto terão sentidos contrários, ou seja, a força e a velocidade se oporão ao movimento do objeto.

Imagine outra situação, em que você está tentando parar um cavalo que se move. Para fazer com que ele pare, você pode usar uma corda para exercer sobre o cavalo uma força F de sentido contrário (oposto) ao do movimento do cavalo.


Por Domiciano Correa Marques da Silva
    Deixe seu comentário para "Movimento acelerado e retardado"


    DESTAQUES
    Confira os destaques abaixo

    ..................................................

    Química
    Entenda o que é bomba de hidrogênio e qual seu poder de destruição.

    ..................................................

    Gramática
    Que tal aprender a caracterizar corretamente as interjeições? Clique!

    ..................................................