Alunos Online - Trabalhos Escolares e Educação




Esqueci minha senha

Grandeza Escalar

A placa de sinalização é uma grandeza escalar.

Imaginemos que durante a narração de uma partida de futebol o comentarista de uma rádio diz que um jogador fez um lançamento de aproximadamente 25 m de distância a partir do centro do campo. Será que apenas com essa informação o ouvinte consegue visualizar o que aconteceu com a bola?

No momento do lançamento da bola o jogador tem várias opções de direções para efetuar a jogada. E essas opções estão representadas pelas setas, partindo de onde ele se encontra e seguindo até as posições dos atacantes do seu time.

Como a bola pode ter sido lançada para diferentes direções, apenas o número e sua respectiva unidade (20m) não indicam corretamente a grandeza física deslocamento sofrido pela bola.

Vejamos outro exemplo: Ao ouvirmos em um canal de notícias que a temperatura da capital de um certo país é -10ºC, logo imaginamos que naquela cidade está muito frio.

Nesse caso, um número (-10) e uma unidade de medida (ºC) expressam perfeitamente a temperatura naquela cidade.

Portanto, podemos dizer que uma grandeza é dita escalar quando pode ser claramente caracterizada por um número seguida de uma unidade de medida. São exemplos de grandeza escalar: comprimento, massa, tempo e temperatura.

Grandeza vetorial

Consideremos uma pessoa em um cruzamento entre duas ruas realizando um deslocamento de 100 m em movimento retilíneo. Com apenas essa informação não conseguimos saber exatamente em que local essa pessoa está.

É preciso definir mais elementos para saber que caminho essa pessoa seguiu, pois ela pode ter feito quatro caminhos diferentes.

Vamos supor agora que ela tenha seguido a direção da rua 2. Ainda assim não podemos definir exatamente, pois ela pode ter ido para a esquerda ou para a direita.

Consideramos que a pessoa sofra um deslocamento retilíneo de 100 m, na direção da rua 2 e no sentido da esquerda para a direita, sabemos então a sua posição após o deslocamento.

Então, uma grandeza é dita vetorial quando for necessário conhecer o valor da sua medida, unidade, direção e sentido, para que ela fique perfeitamente caracterizada.

Representação de um vetor

As grandezas vetoriais são representadas por vetores. Vetor é um segmento de reta orientado.

Intensidade: valor numérico associado ao vetor (módulo), acompanhado da unidade.

Direção: da reta suporte do vetor.

Sentido: determinado pela reta do vetor.


Por Domiciano Correa Marques da Silva
    Deixe seu comentário para "Grandeza Escalar"


    DESTAQUES
    Confira os destaques abaixo

    ..................................................

    Química
    Veja algumas das doenças ocasionadas por alguns metais pesados.

    ..................................................

    Física
    Você sabe como ocorre a reflexão e refração da luz? Confira aqui!

    ..................................................