Alunos Online - Trabalhos Escolares e Educação




Esqueci minha senha

Grandeza Escalar

A placa de sinalização é uma grandeza escalar.

Imaginemos que durante a narração de uma partida de futebol o comentarista de uma rádio diz que um jogador fez um lançamento de aproximadamente 25 m de distância a partir do centro do campo. Será que apenas com essa informação o ouvinte consegue visualizar o que aconteceu com a bola?

No momento do lançamento da bola o jogador tem várias opções de direções para efetuar a jogada. E essas opções estão representadas pelas setas, partindo de onde ele se encontra e seguindo até as posições dos atacantes do seu time.

Como a bola pode ter sido lançada para diferentes direções, apenas o número e sua respectiva unidade (20m) não indicam corretamente a grandeza física deslocamento sofrido pela bola.

Vejamos outro exemplo: Ao ouvirmos em um canal de notícias que a temperatura da capital de um certo país é -10ºC, logo imaginamos que naquela cidade está muito frio.

Nesse caso, um número (-10) e uma unidade de medida (ºC) expressam perfeitamente a temperatura naquela cidade.

Portanto, podemos dizer que uma grandeza é dita escalar quando pode ser claramente caracterizada por um número seguida de uma unidade de medida. São exemplos de grandeza escalar: comprimento, massa, tempo e temperatura.

Grandeza vetorial

Consideremos uma pessoa em um cruzamento entre duas ruas realizando um deslocamento de 100 m em movimento retilíneo. Com apenas essa informação não conseguimos saber exatamente em que local essa pessoa está.

É preciso definir mais elementos para saber que caminho essa pessoa seguiu, pois ela pode ter feito quatro caminhos diferentes.

Vamos supor agora que ela tenha seguido a direção da rua 2. Ainda assim não podemos definir exatamente, pois ela pode ter ido para a esquerda ou para a direita.

Consideramos que a pessoa sofra um deslocamento retilíneo de 100 m, na direção da rua 2 e no sentido da esquerda para a direita, sabemos então a sua posição após o deslocamento.

Então, uma grandeza é dita vetorial quando for necessário conhecer o valor da sua medida, unidade, direção e sentido, para que ela fique perfeitamente caracterizada.

Representação de um vetor

As grandezas vetoriais são representadas por vetores. Vetor é um segmento de reta orientado.

Intensidade: valor numérico associado ao vetor (módulo), acompanhado da unidade.

Direção: da reta suporte do vetor.

Sentido: determinado pela reta do vetor.


Por Domiciano Correa Marques da Silva
    Deixe seu comentário para "Grandeza Escalar"


    DESTAQUES
    Confira os destaques abaixo

    ..................................................

    Química
    Entenda o que é a camada pré-sal e os desafios da extração do petróleo nessa camada.

    ..................................................

    Gramática
    Existem diferenças entre classe e função. Saiba quais são elas!

    ..................................................