Alunos Online - Trabalhos Escolares e Educação




Esqueci minha senha

Equação da continuidade

Num determinado intervalo de tempo, a quantidade de fluido que passa por A é a mesma que passa por B

É necessário que no estudo da Hidrostática algumas condições iniciais sejam estabelecidas. Por exemplo, se estudarmos um fluido na forma como ele realmente se apresenta, teremos um sistema mais complexo. Assim, é melhor considerar um fluido que, além de satisfazer algumas condições, apresente comportamento semelhante ao comportamento de um fluido ideal. Dessa forma, podemos dizer que o fluido de nosso estudo possui densidade constante, e sua velocidade de escoamento, em um ponto qualquer, também é constante em relação ao tempo.

Vamos supor então um fluido ideal escoando (escorrendo) no interior de um tubo que sofre uma redução de área, como mostra a figura acima. Podemos ver pela figura que entre os pontos A e B não há perda ou ganho de fluido por meio de ramificações. Dessa forma, podemos afirmar que entre esses pontos o fluido não entra e nem sai. Portanto, em relação ao sentido de escoamento do fluido (da esquerda para a direita), em um intervalo de tempo, o volume do fluido que passa em A é o mesmo volume que passa em B. Diante disso, podemos escrever o seguinte:

∆vA= ∆vB

Em virtude de as regiões A e B possuírem diâmetros diferentes, o volume de fluido em A (∆vA) é dado pelo produto da área A1 pela distância d1; e em B (∆vB) é dado pelo produto da área A2 pela distância d2. A equação acima pode ser escrita da seguinte forma:

A1.d1= A2.d2  (I)

Lembrando que em cada região a velocidade de escoamento do fluido é constante, temos que:

d1= v1.∆t    e    d2= v2.∆t

Substituindo as expressões anteriores em I, temos:

A1.v1.∆t= A2.v_2.∆t
A1.v1= A2.v2

Essa expressão recebe o nome de equação de continuidade. A partir dessa equação podemos dizer que, em qualquer ponto do escoamento do fluido, o produto da velocidade de escoamento pela área do tubo é constante; consequentemente, nas partes mais estreitas do tubo, ou seja, na menor área, a velocidade de escoamento é maior.

O produto v.A, que no SI é dado em m3/s, recebe o nome de vazão (Q):

Q= v.A


Por Domiciano Correa Marques da Silva
    Deixe seu comentário para "Equação da continuidade"


    DESTAQUES
    Confira os destaques abaixo

    ..................................................

    Química
    Veja algumas das doenças ocasionadas por alguns metais pesados.

    ..................................................

    Física
    Você sabe como ocorre a reflexão e refração da luz? Confira aqui!

    ..................................................