Alunos Online - Trabalhos Escolares e Educação




Esqueci minha senha

Capacitores

Capacitores em um circuito elétrico

Também chamado de condensador, esse é um dispositivo muito utilizado em circuitos elétricos que têm a capacidade de armazenar cargas elétricas e, consequentemente, energia potencial elétrica. O capacitor é constituído por dois condutores, denominados de armaduras ou placas, que são separados por isolante chamado de dielétrico do capacitor. O dielétrico pode ser a parafina, o vidro, o papel e muitas vezes o próprio ar. Existem vários tipos de capacitores, sendo que o capacitor eletrolítico é o mais comum entre todos, no entanto existem também os cerâmicos que são encontrados com certa facilidade e os de alumínio e de tântalo, os quais são utilizados em casos específicos. Eles podem assumir inúmeras formas como, por exemplo, capacitor plano, capacitor esférico e o capacitor cilíndrico, variando conforme a necessidade do circuito.

O capacitor é largamente aplicado na eletrônica, e tem como principal função o armazenamento de cargas elétricas, carregando e descarregando várias vezes em um mesmo segundo. Ainda na eletrônica, esse dispositivo pode, a partir de pequenas variações de ddp (diferença de potencial), ganhar ou perder cargas elétricas como também gerar campos elétricos de diferentes intensidades.

Capacitância de um capacitor

Esta é upropriedade característica de cada capacitor. Ela é constante e diretamente proporcional à diferença de potencial que foi aplicado nele e é definida como sendo a razão entre a carga (Q) armazenada no capacitor e a tensão ou ddp (V) aplicada nas armaduras, matematicamente podemos esccrever:

No Sistema Internacional de Unidades (SI) a capacitância é medida em farad, representado pela letra F, contudo é muito comum a utilização de submúltiplos, principalmente em laboratórios de ensino, como o microfarad (1 μF = 10-6F), por exemplo.

Apesar de ser constante, a capacitância depende de alguns fatores que são próprios do capacitor, fatores os quais determinarão qual o valor da capacitância do capacitor. As áreas das armaduras de um capacitor influem na capacitância, de modo que ela é cada vez maior quanto maior for a área das placas, ou seja, a capacitância é diretamente proporcional à área de cada uma das placas que constituem o capacitor. Esse fato de depender da área é utilizado na construção de certos tipos de aparelhos, chamados de capacitores variáveis. Outro fator determinante para a capacitância é a espessura do dielétrico. É possível verificar que a capacitância será cada vez maior quanto menor for a distância entre as placas do capacitor, ou seja, a capacitância é inversamente proporcional à distância entre as placas do capacitor. O dielétrico, uma substância isolante e que faz parte da constituição do capacitor, também é um fator determinante no valor da capacitância de um capacitor.


Por Marco Aurélio da Silva
    Deixe seu comentário para "Capacitores"


    DESTAQUES
    Confira os destaques abaixo

    ..................................................

    Educação Artística
    Conheça os principais aspectos da arte pontilhista.

    ..................................................

    Redação
    Aprenda como redigir uma carta comercial.

    ..................................................