Alunos Online - Trabalhos Escolares e Educação




Esqueci minha senha

Capacitores

Capacitores em um circuito elétrico

Também chamado de condensador, esse é um dispositivo muito utilizado em circuitos elétricos que têm a capacidade de armazenar cargas elétricas e, consequentemente, energia potencial elétrica. O capacitor é constituído por dois condutores, denominados de armaduras ou placas, que são separados por isolante chamado de dielétrico do capacitor. O dielétrico pode ser a parafina, o vidro, o papel e muitas vezes o próprio ar. Existem vários tipos de capacitores, sendo que o capacitor eletrolítico é o mais comum entre todos, no entanto existem também os cerâmicos que são encontrados com certa facilidade e os de alumínio e de tântalo, os quais são utilizados em casos específicos. Eles podem assumir inúmeras formas como, por exemplo, capacitor plano, capacitor esférico e o capacitor cilíndrico, variando conforme a necessidade do circuito.

O capacitor é largamente aplicado na eletrônica, e tem como principal função o armazenamento de cargas elétricas, carregando e descarregando várias vezes em um mesmo segundo. Ainda na eletrônica, esse dispositivo pode, a partir de pequenas variações de ddp (diferença de potencial), ganhar ou perder cargas elétricas como também gerar campos elétricos de diferentes intensidades.

Capacitância de um capacitor

Esta é upropriedade característica de cada capacitor. Ela é constante e diretamente proporcional à diferença de potencial que foi aplicado nele e é definida como sendo a razão entre a carga (Q) armazenada no capacitor e a tensão ou ddp (V) aplicada nas armaduras, matematicamente podemos esccrever:

No Sistema Internacional de Unidades (SI) a capacitância é medida em farad, representado pela letra F, contudo é muito comum a utilização de submúltiplos, principalmente em laboratórios de ensino, como o microfarad (1 μF = 10-6F), por exemplo.

Apesar de ser constante, a capacitância depende de alguns fatores que são próprios do capacitor, fatores os quais determinarão qual o valor da capacitância do capacitor. As áreas das armaduras de um capacitor influem na capacitância, de modo que ela é cada vez maior quanto maior for a área das placas, ou seja, a capacitância é diretamente proporcional à área de cada uma das placas que constituem o capacitor. Esse fato de depender da área é utilizado na construção de certos tipos de aparelhos, chamados de capacitores variáveis. Outro fator determinante para a capacitância é a espessura do dielétrico. É possível verificar que a capacitância será cada vez maior quanto menor for a distância entre as placas do capacitor, ou seja, a capacitância é inversamente proporcional à distância entre as placas do capacitor. O dielétrico, uma substância isolante e que faz parte da constituição do capacitor, também é um fator determinante no valor da capacitância de um capacitor.


Por Marco Aurélio da Silva
    Deixe seu comentário para "Capacitores"


    DESTAQUES
    Confira os destaques abaixo

    ..................................................

    Inglês
    Aprenda o conceito e as classificações dos artigos utilizados na língua inglesa.

    ..................................................

    História do Brasil
    Informe-se a respeito de como viviam os índios na época do descobrimento do Brasil.

    ..................................................