Alunos Online - Trabalhos Escolares e Educação




Esqueci minha senha

As ondas eletromagnéticas

As ondas de rádios, TVs, raios X, micro-ondas e, principalmente, a luz do sol são exemplos de ondas eletromagnéticas.

Ondas eletromagnéticas

Embora não possamos vê-las, sabemos que as ondas eletromagnéticas estão presentes no nosso cotidiano. Elas estão nos rádios, TVs, raios X, nos fornos de micro-ondas e principalmente na luz visível (luz do Sol).

Ao estudarmos a lei de Faraday, podemos verificar que quando há variação no campo magnético, surge um campo elétrico. Já o físico Maxwell disse o contrário: para ele, quando há variação no campo elétrico surge um campo magnético.

Maxwell propôs que quando cargas elétricas são aceleradas, produz-se um campo elétrico e um campo magnético que se propagam pelo espaço. Portanto, a oscilação da carga produz um campo magnético e um campo elétrico que variam com a mesma frequência da carga oscilante.

Ele mostrou que os campos magnéticos e elétricos oscilam com o mesmo período, portanto, a direção de propagação de uma onda eletromagnética é perpendicular às direções de oscilação do campo elétrico e magnético. Sendo assim, ele afirmou que as ondas eletromagnéticas são transversais.

Maxwell provou que as ondas eletromagnéticas se propagam com a mesma velocidade quando estão no vácuo, c = 3.108 m/s. Por ter a mesma velocidade da luz, Maxwell pôde concluir que a luz é uma onda eletromagnética.

Dependendo da frequência e da estrutura de um meio material, uma onda eletromagnética pode ou não se propagar. Se ela conseguir se propagar, sua velocidade será sempre menor que a velocidade da luz (c = 3.108 m/s).


Por Domiciano Correa Marques da Silva
    Deixe seu comentário para "As ondas eletromagnéticas"


    DESTAQUES
    Confira os destaques abaixo

    ..................................................

    Educação Artística
    Conheça os principais aspectos da arte pontilhista.

    ..................................................

    Redação
    Aprenda como redigir uma carta comercial.

    ..................................................