Alunos Online - Trabalhos Escolares e Educação




Esqueci minha senha

A força normal

Representação da força normal (N) e da força peso (P).

Observe a figura abaixo, nela representamos a força normal (N) exercida por uma superfície sobre um corpo. As forças são perpendiculares à superfície de contato, por isso as chamamos de forças de normais.

Geralmente representamos uma força normal pela letra (N), e com frequência encontramos situações como a da figura abaixo, em que a força normal é vertical.

Por estar atuando no mesmo corpo, muitos estudantes confundem a força normal como sendo uma reação do peso, o que de fato não é verdade. Já na figura abaixo podemos perceber que a força peso e a força normal têm direções diferentes.

Com a finalidade de eliminar qualquer dúvida futura, analisemos a figura abaixo. Lembre-se que a figura está em proporções exageradas.

Um bloco está em repouso apoiado sobre uma mesa que, por sua vez, está apoiada sobre a superfície da Terra. Então a Terra atrai o bloco com a força P, que é o peso do bloco.

Este, por conta da lei da ação e reação, exerce sobre a Terra a força –P. O bloco está comprimindo a mesa, exercendo sobre ela a força –N, e a mesa aplica sobre o bloco a força normal N. Ambas as forças N e –N, P e –P formam um par de forças de ação e reação.

Simplificando o diagrama mostrado acima, usaremos um diagrama no qual estão representadas apenas as forças que atuam no bloco, como mostra a figura abaixo.


Por Domiciano Correa Marques da Silva
    Deixe seu comentário para "A força normal"


    DESTAQUES
    Confira os destaques abaixo

    ..................................................

    Geografia do Brasil
    Entenda a origem da atual distribuição industrial do país.

    ..................................................

    Português
    Leia a respeito da regência nominal.

    ..................................................