Alunos Online - Trabalhos Escolares e Educação




Esqueci minha senha

Voleibol

Vôlei Feminino

O Vôlei como é conhecido no Brasil, é um esporte praticado em uma quadra de 9 m de largura por 18 m de comprimento divida em duas partes por uma rede, que fica a 2,43 m do chão, para os homens, e a 2,24 m para as mulheres.

O jogo é composto por duas equipes de seis jogadores em cada lado, dispostas na quadra em duas linhas de três jogadores, uma no fundo, de defesa, e outra a 3 m da rede, de ataque. O objetivo é fazer com que a bola passe sobre a rede, de forma que ela toque no chão dentro da quadra adversária.

O vôlei é dividido em sets. Ganha a partida quem vencer os três primeiros sets. Os quatro primeiros sets vão a 25 pontos e o quinto, a 15.

A bola utilizada tem 65 cm a 68,5 de circunferência e pesa cerca de 300 gr. O jogo é iniciado com uma das equipes, um jogador deve sacar. Depois a bola deve ultrapassar a rede e seguir ao campo adversário onde os jogadores tentam evitar que essa caia em seu campo, para isso podem utilizar no máximo três toques, que devem ser dados sempre alternando os jogadores.

O vôlei foi criado em 9 de fevereiro de 1895 por William George Morgan nos Estados Unidos, o propósito era criar um esporte que não houvesse contato físico entre os adversários a fim de minimizar os riscos de lesão.

A Federação Internacional de Voleibol foi instituída em 1947. O primeiro campeonato mundial para homens foi realizado dois anos mais tarde. Em 1952 o voleibol feminino também passou a fazer parte do evento.

Em 1964 a modalidade foi incluída no programa dos Jogos Olímpicos. As principais competições de vôlei são o Campeonato Mundial, a Liga Mundial, o Grand Prix, o torneio das Olimpíadas e o dos jogos Pan-Americanos.


Por Patrícia Lopes
    Deixe seu comentário para "Voleibol"


    DESTAQUES
    Confira os destaques abaixo

    ..................................................

    Geografia do Brasil
    Entenda a origem da atual distribuição industrial do país.

    ..................................................

    Português
    Leia a respeito da regência nominal.

    ..................................................