Alunos Online - Trabalhos Escolares e Educação




Esqueci minha senha

Handebol

Jogo de Handebol

O handebol é um esporte criado pelo alemão Karl Schelenz, em 1919. Tal prática foi resultado de uma adaptação do futebol, onde duas equipes tentam fazer gols com as mãos, ao invés dos pés. O handebol é praticado em 183 países por 31 milhões de pessoas em todo o mundo.

O jogo é disputado em uma quadra retangular com 40m de comprimento e 20m de largura. O gol mede 2m de altura e 3m de largura, sendo delimitado por uma linha reta de 3m traçada 6m à frente da baliza. A duração do jogo é de dois tempos de 30 minutos com 10 minutos de intervalo.

São formadas duas equipes de 12 jogadores, no entanto, entram em quadra 6 jogadores na linha e um goleiro, os outros são reservas. O objetivo básico do handebol é acertar a bola no gol adversário. Se o jogo terminar empatado, joga-se a prorrogação, composta por dois tempos de cinco minutos.

Durante a partida, o jogador pode lançar, bater, empurrar, socar, parar e pegar a bola com a ajuda das mãos, braços, cabeça, tronco e joelhos. É permitido segurar a bola por, no máximo, 3 segundos. Os jogadores movimentam a bola até chegar ao gol adversário por meio de passes; caso queiram andar mais com a bola é necessário batê-la no chão, semelhantemente ao basquete.

Os jogadores devem seguir certas regras em relação à conduta com o adversário, caso contrário, serão penalizados. Não é permitido barrar o caminho do adversário, arrancar a bola de suas mãos, utilizar o punho para tirar-lhe a bola, nem lançar a bola de modo perigoso para o adversário.


Por Tiago Dantas
    Deixe seu comentário para "Handebol"


    DESTAQUES
    Confira os destaques abaixo

    ..................................................

    Educação Artística
    Conheça os principais aspectos da arte pontilhista.

    ..................................................

    Redação
    Aprenda como redigir uma carta comercial.

    ..................................................