Alunos Online - Trabalhos Escolares e Educação




Esqueci minha senha

Vertebrados

Os anfíbios são animais vertebrados.

Os animais são organismos eucarióticos, heterotróficos e multicelulares. Estão distribuídos em todo o planeta, em diversos ambientes, apresentando inúmeros tamanhos e formas. A maioria possui capacidade de locomoção e também simetria bilateral.

Na Biologia, o estudo dos animais é chamado Zoologia e, para facilitar o entendimento daqueles que estudam esse grupo, convencionou-se dividi-la, artificialmente, em Zoologia dos Invertebrados e Zoologia dos Vertebrados.

Diferentemente dos invertebrados, que são divididos em vários filos distintos, todos os vertebrados pertencem somente a um: o Filo Chordata, que possui três subfilos:

- Subfilo Urochordata;
- Subfilo Cephalochordata;
- Subfilo Craniata.

Os dois primeiros possuem representantes sem coluna vertebral ou crânio e, por isso, são chamados de protocordados, “cordados primitivos”. Já os do Subfilo Craniata apresentam ambas as estruturas, exceto no caso de uma classe, a Myxine, cujos representantes não possuem vértebras. 

Diante disso, podemos dizer que nem todos os cordados possuem vértebras. Mais ainda: que não são todos os animais chamados de vertebrados que têm essa característica. Assim, como todos os animais dotados de vértebras possuem crânio, mas o inverso não é verdadeiro, acredita-se que, no futuro, o termo “craniados” poderá substituir a expressão “vertebrados”, que é hoje atribuída a tais animais.

São muitos os representantes desse Filo e Subfilos em nosso planeta. Tais organismos tendem a ter tamanho consideravelmente maior que os invertebrados e a maioria é dotada de esqueleto interno e bem desenvolvido.

Para compreender mais sobre tais grupos e seus representantes, visite os textos desta seção.

Você se surpreenderá!

ARTIGOS DE "Vertebrados"
Confira os artigos da seção Vertebrados
    Deixe seu comentário para "Vertebrados"


    DESTAQUES
    Confira os destaques abaixo

    ..................................................

    Inflação
    Você sabe explicar o que é inflação? Informe-se.

    ..................................................

    Gramática
    Qual o uso correto de Bastante e Bastantes? Confira!

    ..................................................