Esqueci minha senha

Teia alimentar

O lobo-guará (Chrysocyon brachyurus), na teia alimentar, pode ocupar mais de um nível trófico, já que é onívoro.

Cadeia alimentar é a representação linear das relações alimentares que envolvem alguns seres vivos. Nela, há:
 

- O produtor, organismo autotrófico, que sintetiza seu alimento através de fontes não orgânicas. Geralmente se trata de um organismo fotossintetizante, tal como uma planta ou alga.

- O consumidor primário, geralmente herbívoro, que se alimenta do produtor;

- O consumidor secundário, geralmente carnívoro, que se alimenta do consumidor primário;

- O consumidor terciário, geralmente carnívoro, que se alimenta do consumidor secundário;

- Os decompositores, organismos heterotróficos que se nutrem de matéria morta, resíduos e excreções oriundos de todos os organismos que compõem a cadeia.

Cada um desses grupos, exceto o último, corresponde a um nível trófico. Os produtores pertencem ao primeiro nível trófico; os consumidores primários, ao segundo; os secundários, ao terceiro, e assim por diante.
 

Exemplo genérico de cadeia alimentar:



Vale lembrar que há como existir outros níveis de produtores além do terciário, como no exemplo acima, no qual temos também o consumidor quaternário – o urubu.

As cadeias alimentares representam de forma simplificada relações que ocorrem na natureza. Isso porque um único organismo é capaz de ter mais de uma fonte alimentar e/ou pode ser alimento para mais de uma espécie de ser vivo; e não somente uma, tal como as cadeias alimentares sugerem.

Dessa forma, em um ecossistema, o que temos é o conjunto de várias cadeias alimentares, interligadas. A essa representação, damos o nome de rede ou teia alimentar. Ela é denominada assim provavelmente porque na sua representação gráfica as setas se entrelaçam, tais como teias de aranha.

Assim, dependendo do contexto em que se apresenta na teia alimentar, o mesmo organismo pode ocupar níveis tróficos diferentes. O tucano, por exemplo, animal onívoro, pode ocupar o segundo nível trófico (consumidor primário), caso esteja se alimentando de vegetais; ou mesmo o terceiro, quarto ou quinto nível, se estiver se alimentando de tecidos animais.



Por Mariana Araguaia
    Deixe seu comentário para "Teia alimentar"


    DESTAQUES
    Confira os destaques abaixo

    ..................................................

    Química
    Compreenda as peculiaridades da razão do tipo infravermelha.

    ..................................................

    Física
    Você sabe como ocorre a reflexão e refração da luz? Confira aqui!

    ..................................................