Alunos Online - Trabalhos Escolares e Educação




Esqueci minha senha

Tecido nervoso

Células nervosas

O tecido nervoso possui origem ectodérmica e constitui o sistema nervoso central, responsável pela coordenação das funções dos diversos órgãos.

O tecido nervoso origina-se do tubo neural, onde são formadas duas classes de células, os neuroblastos e os espongioblastos.

Os neurônios são formados a partir da diferenciação dos neuroblastos. As células da glia ou neuróglia são formadas a partir da diferenciação dos espongioblastos.

Os neurônios, ou células nervosas, são células nervosas especializadas em receber e transmitir estímulos nervosos. São formados de um corpo celular ou pericário, de onde partem dois tipos de prolongamento: dendritos e axônio.

Os dendritos recebem mensagens dos órgãos dos sentidos ou de outros neurônios e as passam para um músculo, uma glândula ou outro neurônio.

O axônio é um grande prolongamento especializado em transmitir os impulsos nervosos para outros neurônios ou para outros tipos celulares.

As células da glia ou neuróglia nutrem as células nervosas, sustentam e participam do processo de fagocitose.

A estrutura do neurônio é capaz de receber estímulos e transportar sinais ou impulsos elétricos. Em alguns neurônios o axônio pode atingir até 1m de comprimento. Os nervos são formados por alguns feixes de axônio envoltos por tecido conjuntivo. De acordo com o número de prolongamentos, os neurônios podem ser: multipolares (com vários dendritos e um axônio) e bipolares (com um dendrito e um axônio). Existem cerca de 100 bilhões de neurônios no cérebro.


Por Patrícia Lopes
    Deixe seu comentário para "Tecido nervoso"


    DESTAQUES
    Confira os destaques abaixo

    ..................................................

    Educação Artística
    Conheça os principais aspectos da arte pontilhista.

    ..................................................

    Redação
    Aprenda como redigir uma carta comercial.

    ..................................................