Alunos Online - Trabalhos Escolares e Educação




Esqueci minha senha

Sistema genital feminino

O sistema genital feminino é composto por órgãos localizados no exterior e no interior do corpo da mulher

O sistema genital feminino é formado por órgãos que se localizam externamente ao corpo da mulher (vulva), e também por órgãos que se encontram no interior do abdome da mulher (um par de ovários, um par de tubas uterinas, útero e vagina).

Vulva

Os lábios maiores e os lábios menores protegem a uretra e a abertura da vagina
Os lábios maiores e os lábios menores protegem a uretra e a abertura da vagina

A vulva se localiza abaixo do ventre e é constituída pelos lábios maiores, lábios menores, clitóris e vagina.

Os lábios maiores, também chamados de grandes lábios, e os lábios menores, também chamados de pequenos lábios, são dobras de pele e mucosa que têm a função de proteger a abertura da vagina e da uretra.

Acima da abertura da uretra podemos encontrar o clitóris. O clitóris é um órgão pequeno formado pela união da parte superior dos pequenos lábios, e por possuir inúmeras terminações nervosas é extremamente sensível a estímulos. O clitóris é constituído por tecido erétil que se enche de sangue e incha durante a excitação sexual.

Nos dois lados da abertura da vagina se localizam as glândulas de Bratholin, que produzem uma secreção que lubrifica a vagina para penetração do pênis durante o ato sexual. Em mulheres que ainda não tiveram relações sexuais, o orifício da vagina é coberto por uma membrana chamada de hímen, que se rompe no primeiro ato sexual. Ainda não se sabe a função do hímen. A vagina é um canal de fibromusculares que se dilatam durante a excitação sexual e une a vulva até o útero.

Útero

São os ovários os responsáveis pela produção dos gametas femininos
São os ovários os responsáveis pela produção dos gametas femininos

Órgão muscular oco, o útero é revestido pelo endométrio, tecido rico em glândulas, vasos sanguíneos e vasos linfáticos, e também possui músculos que se expandem durante a gravidez. Possui uma porção mais estreita chamada de colo uterino, com consistência mais firme que o restante do órgão. Comunica-se com a vagina através de uma pequena abertura, que se dilata, permitindo a passagem do bebê.

Na região superior do útero encontramos dois tubos de cada lado que se comunicam com os ovários, são as tubas uterinas.

As tubas uterinas, antes chamadas de trompas de Falópio, possuem suas extremidades mais largas e repletas de franjas. Em seu interior encontramos células ciliadas, que com seus movimentos, e em conjunto com os movimentos musculares, conduzem o zigoto até o útero para a fixação no endométrio.

As gônadas femininas são os ovários, e se localizam próximas às extremidades de cada tuba uterina. São ovários os responsáveis pela produção dos gametas femininos, chamados de óvulos através da ovogênese.


Por Paula Louredo Moraes
    Deixe seu comentário para "Sistema genital feminino"


    DESTAQUES
    Confira os destaques abaixo

    ..................................................

    Inglês
    Aprenda o conceito e as classificações dos artigos utilizados na língua inglesa.

    ..................................................

    História do Brasil
    Informe-se a respeito de como viviam os índios na época do descobrimento do Brasil.

    ..................................................