Alunos Online - Trabalhos Escolares e Educação




Esqueci minha senha

Sais minerais

Os sais minerais são muito importantes para o bom funcionamento de nosso organismo

Os sais minerais são substâncias inorgânicas extremamente importantes para os organismos vivos. Podem ser encontrados dissolvidos na água, em forma de cristais (como o carbonato e o fosfato de cálcio) ou combinados com moléculas orgânicas. Alguns sais minerais são necessários em grandes quantidades e são chamados de macronutrientes; outros sais são necessários em pequenas quantidades e são denominados micronutrientes. Abaixo citamos alguns dos principais sais minerais com suas funções e onde podem ser encontrados na natureza.

Cálcio: participa da formação de ossos e dentes, na coagulação sanguínea, na contração de músculos e na transmissão de impulsos nervosos. O cálcio é encontrado em leite e derivados, vegetais verde-escuros.

Cloro: participa na formação do acido clorídrico do estômago, importante na manutenção do pH. O cloro é encontrado no sal de cozinha.

Cobalto: compõe a vitamina B12, essencial na produção de hemácias. O cobalto é encontrado em carnes e laticínios.

Cobre: participa na produção de hemoglobina, na formação da melanina e é componente de algumas enzimas. O cobre é encontrado em carnes, fígado, frutos do mar e leguminosas.

Cromo: participa do metabolismo da glicose e no metabolismo energético. É encontrado em carnes, cereais integrais e levedo de cerveja.

Enxofre: compõe algumas proteínas. É encontrado em carnes e legumes.

Ferro: é componente da hemoglobina e atua na respiração celular, sua falta causa anemia. O ferro é encontrado no fígado, carnes, gema de ovo, legumes e hortaliças de folhas verdes e leguminosas.

Flúor: atua na estrutura dos ossos e esmalte dos dentes. É encontrado na água fluorada.

Fósforo: participa na formação do esqueleto de vários animais, é um dos componentes do DNA e RNA e faz parte do ATP, uma importante molécula que atua na célula como reserva de energia. É encontrado em carnes, aves, peixes, ovos, laticínios, feijão, cereais e legumes.

Iodo: participa da formação dos hormônios da tireoide e sua falta causa bócio endêmico. O iodo é encontrado em sal de cozinha, peixes e frutos do mar.

Magnésio: participa de algumas coenzimas, na contração muscular e é responsável pela formação da clorofila. É encontrado em cereais, hortaliças, frutas e vegetais verdes.

Manganês: ativa e regula reações na célula. É encontrado em cereais integrais, gema de ovo, vegetais verdes, frutas.

Molibdênio: atua como cofator de algumas enzimas. Encontrado em cereais integrais, leguminosas, leite.

Potássio: tem influência na contração muscular, funcionamento dos nervos da membrana celular, equilíbrio hídrico. É encontrado em verduras, frutas, leguminosas, carne, leite, feijão e cereais.

Selênio: associa-se à vitamina E, prevenindo anemia e esterilidade. Encontrado em carnes, fígado, cereais, leguminosas, moluscos.

Sódio: contribui no equilíbrio dos líquidos nos corpo, funcionamento dos nervos e da membrana celular. Encontrado no sal de cozinha e sal natural dos alimentos.

Zinco: atua no processo de cicatrização e constitui enzimas e hormônios que participam do metabolismo. Compõe as enzimas envolvidas na digestão. É encontrado em carnes, fígado, ovos, mariscos e cereais.


Por Paula Louredo Moraes
    Deixe seu comentário para "Sais minerais"


    DESTAQUES
    Confira os destaques abaixo

    ..................................................

    Química
    Aprenda a classificar corretamente os diferentes tipos de materiais magnéticos.

    ..................................................

    Gramática
    Fique ligado em alguns casos especiais de concordância verbal.

    ..................................................