Alunos Online - Trabalhos Escolares e Educação




Esqueci minha senha

Sais minerais

Os sais minerais são muito importantes para o bom funcionamento de nosso organismo

Os sais minerais são substâncias inorgânicas extremamente importantes para os organismos vivos. Podem ser encontrados dissolvidos na água, em forma de cristais (como o carbonato e o fosfato de cálcio) ou combinados com moléculas orgânicas. Alguns sais minerais são necessários em grandes quantidades e são chamados de macronutrientes; outros sais são necessários em pequenas quantidades e são denominados micronutrientes. Abaixo citamos alguns dos principais sais minerais com suas funções e onde podem ser encontrados na natureza.

Cálcio: participa da formação de ossos e dentes, na coagulação sanguínea, na contração de músculos e na transmissão de impulsos nervosos. O cálcio é encontrado em leite e derivados, vegetais verde-escuros.

Cloro: participa na formação do acido clorídrico do estômago, importante na manutenção do pH. O cloro é encontrado no sal de cozinha.

Cobalto: compõe a vitamina B12, essencial na produção de hemácias. O cobalto é encontrado em carnes e laticínios.

Cobre: participa na produção de hemoglobina, na formação da melanina e é componente de algumas enzimas. O cobre é encontrado em carnes, fígado, frutos do mar e leguminosas.

Cromo: participa do metabolismo da glicose e no metabolismo energético. É encontrado em carnes, cereais integrais e levedo de cerveja.

Enxofre: compõe algumas proteínas. É encontrado em carnes e legumes.

Ferro: é componente da hemoglobina e atua na respiração celular, sua falta causa anemia. O ferro é encontrado no fígado, carnes, gema de ovo, legumes e hortaliças de folhas verdes e leguminosas.

Flúor: atua na estrutura dos ossos e esmalte dos dentes. É encontrado na água fluorada.

Fósforo: participa na formação do esqueleto de vários animais, é um dos componentes do DNA e RNA e faz parte do ATP, uma importante molécula que atua na célula como reserva de energia. É encontrado em carnes, aves, peixes, ovos, laticínios, feijão, cereais e legumes.

Iodo: participa da formação dos hormônios da tireoide e sua falta causa bócio endêmico. O iodo é encontrado em sal de cozinha, peixes e frutos do mar.

Magnésio: participa de algumas coenzimas, na contração muscular e é responsável pela formação da clorofila. É encontrado em cereais, hortaliças, frutas e vegetais verdes.

Manganês: ativa e regula reações na célula. É encontrado em cereais integrais, gema de ovo, vegetais verdes, frutas.

Molibdênio: atua como cofator de algumas enzimas. Encontrado em cereais integrais, leguminosas, leite.

Potássio: tem influência na contração muscular, funcionamento dos nervos da membrana celular, equilíbrio hídrico. É encontrado em verduras, frutas, leguminosas, carne, leite, feijão e cereais.

Selênio: associa-se à vitamina E, prevenindo anemia e esterilidade. Encontrado em carnes, fígado, cereais, leguminosas, moluscos.

Sódio: contribui no equilíbrio dos líquidos nos corpo, funcionamento dos nervos e da membrana celular. Encontrado no sal de cozinha e sal natural dos alimentos.

Zinco: atua no processo de cicatrização e constitui enzimas e hormônios que participam do metabolismo. Compõe as enzimas envolvidas na digestão. É encontrado em carnes, fígado, ovos, mariscos e cereais.


Por Paula Louredo Moraes
    Deixe seu comentário para "Sais minerais"


    DESTAQUES
    Confira os destaques abaixo

    ..................................................

    Educação Artística
    Conheça os principais aspectos da arte pontilhista.

    ..................................................

    Redação
    Aprenda como redigir uma carta comercial.

    ..................................................