Alunos Online - Trabalhos Escolares e Educação




Esqueci minha senha

Protozoários e algas

Representantes unicelulares e fotossintetizantes do Reino Protoctista.

O Reino Protista, ou Protoctista, é um grupo que gera muitas controvérsias, uma vez que abriga indivíduos distintos entre si, de origens evolutivas também distintas. Assim, essa divisão é artificial, contemplando organismos unicelulares eucariontes e heterotróficos, e que podem formar colônias - os protozoários; e também seres vivos fotossintetizantes, unicelulares ou com várias células, sem tecidos verdadeiros: as algas. 

Protozoários são seres microscópicos, sendo a maioria aquática. Alguns são parasitas, podendo provocar doenças em seus hospedeiros, como a amebíase, leishmaniose e doença de Chagas; e há também indivíduos que desempenham relações harmônicas com outras espécies. Podem reproduzir assexuadamente, por divisão binária, ou sexuadamente.

Quanto às algas, são organismos aquáticos ou de ambiente terrestre e úmido. A maioria das espécies têm suas células dotadas de parede celular, geralmente constituída por celulose; e possuem cloroplastos em seu interior, auxiliando na fotossíntese. O corpo das algas multicelulares, filamentoso, é chamado talo. Quanto à reprodução, esta pode ser assexuada, por divisão binária ou fragmentação; ou sexuada.

Na Biologia, protozoários aquáticos, de vida livre, são considerados integrantes do zooplâncton, sendo, por isso, estudados na Zoologia; e os que causam doenças, fazem parte do conteúdo programático da Microbiologia, que é a parte da Biologia responsável pelo estudo de micro-organismos patogênicos. Quanto às algas, a área responsável por elas é a Ficologia.

Nesta seção você encontrará um bom acervo sobre esse grupo de seres vivos, e aprenderá muitos aspectos interessantes de sua biologia.

    Deixe seu comentário para "Protozoários e algas"


    DESTAQUES
    Confira os destaques abaixo

    ..................................................

    Química
    Informe-se sobre as diferenças entre metais, semimetais e ametais.

    ..................................................

    Gramática
    O que é sujeito deslocado e como trabalhar sua concordância? Veja!

    ..................................................