Alunos Online - Trabalhos Escolares e Educação




Esqueci minha senha

Queimadura

Esquema mostrando as camadas da pele atingidas por uma queimadura

Queimadura é o nome dado a lesões que ocorrem na pele em razão de agentes térmicos, químicos, físicos ou biológicos. Assim, podem ter diversas causas, como, por exemplo, exposição prolongada ao Sol, líquidos superaquecidos, choques elétricos, superfícies quentes, contato com animais que possuem estruturas urticantes (como urtigas, águas-vivas e certas lagartas), escapamento de motos, produtos corrosivos, explosivos, etc.

Geralmente as queimaduras são decorrentes de contato com o fogo. No entanto, as provocadas pela eletricidade costumam ser as que provocam consequências mais graves.

Como esse problema pode comprometer a pele em menor ou maior grau, costuma-se classificar as queimaduras de acordo com seu grau de comprometimento. Abaixo, suas características:

- Primeiro grau: ocorrem somente vermelhidão e ardor na pele, uma vez que a epiderme é a única região acometida;

Queimadura de primeiro grau  Queimadura de 1º grau.
Queimadura de primeiro grau
 

- Segundo grau: formam-se bolhas, há muita dor e, também, perda de líquido na área queimada já que, além da epiderme, a derme também é atingida;

Queimadura de segundo grau.
Queimadura de segundo grau.

 

- Terceiro grau: afeta toda a epiderme, derme e a camada mais profunda da pele: o tecido celular subcutâneo. A dor é pouca, ou ausente.

Queimadura de terceiro grau.
Queimadura de terceiro grau.

 

- Quarto grau: em razão do comprometimento da pele, os ossos, tendões, vasos sanguíneos e/ou inervações ficam expostos. A região atingida pode ficar preta, em virtude da carbonização dos tecidos ali encontrados.

Muitos profissionais consideram que as queimaduras vão até o terceiro grau, contemplando os casos em que toda a pele é queimada, independentemente do quão comprometida a região ficou, e sem levar em conta se houve ou não a evidenciação de outras estruturas. Outros incluem mais um item de classificação, considerando as queimaduras mais graves, intensas, como sendo as de quarto grau, já citadas.

Outra forma de classificar a gravidade das queimaduras é analisá-las de acordo com o tamanho da área que foi comprometida. Uma porcentagem acima de 15% já é algo significativo; acima de 40% existe um risco considerável de a pessoa ir a óbito; e acima de 70%, suas chances de sobrevivência são mínimas. Isso porque elas podem provocar disfunção em diversas estruturas ou sistemas corporais, além de afetar a pele propriamente dita.

Assim, cuidado e atenção, a fim de evitar esse problema, são fundamentais. Até porque, em muitos casos, provocam manchas que nem sempre são fáceis de tratar.
 

Algumas dicas:

- Evite que crianças pequenas permaneçam na cozinha quando o fogão estiver sendo usado, e tenha cautela enquanto estiver próximo(a) às panelas, alimentos e recipientes aquecidos;
- Armazene substâncias inflamáveis em local seguro;
- Caso utilize fogos de artifício, adquira somente marcas confiáveis;
- Muita cautela ao andar de motocicleta, já que o escapamento pode queimar a perna;
- Não se exponha ao Sol por muito tempo, principalmente se não estiver fazendo o uso do protetor solar.


Por Mariana Araguaia
    Deixe seu comentário para "Queimadura"


    DESTAQUES
    Confira os destaques abaixo

    ..................................................

    Geografia do Brasil
    Entenda a origem da atual distribuição industrial do país.

    ..................................................

    Português
    Leia a respeito da regência nominal.

    ..................................................