Alunos Online - Trabalhos Escolares e Educação




Esqueci minha senha

Predação

Cobra alimentando-se de outro animal, um exemplo de predação

Existem diferentes tipos de relações ecológicas, que podem ser divididas em relações intraespecíficas e interespecíficas. As relações intraespecíficas são aquelas nas quais indivíduos de uma mesma espécie se auxiliam ou então geram algum prejuízo por meio de disputas. Já nas relações interespecíficas, a interação ocorre entre diferentes espécies, se auxiliando ou se prejudicando.

Dentre as relações interespecíficas, o predatismo ou predação é uma relação desarmônica na qual um animal, denominado predador, captura e mata outro animal, denominado presa, para se alimentar. Assim, todos os carnívoros são considerados predadores. Alguns exemplos de predadores são leão, lobo, cobra, alguns peixes e aves, o homem, dentre outros. As presas podem ser diferentes tipos de insetos, alguns peixes, zebras e ratos.

Para evitar serem predados, alguns animais desenvolveram mecanismos de defesa. Entre esses mecanismos está a produção de secreções irritantes e o mimetismo, semelhanças entre indivíduos que confundem os predadores. Outra forma encontrada foi a camuflagem, na qual o ser se confunde com o ambiente, o que dificulta o predador localizar sua presa.

No predatismo, uma das espécies serve de alimento para outras. Como demonstrado na imagem acima, a cobra é considerada predadora. Em sentido mais amplo, a predação é um meio de controlar o número de indivíduos de uma população, mantendo em equilíbrio os animais e as plantas. Esse equilíbrio permite que não falte alimento para as diferentes espécies animais, assim como não permite que uma população cresça exageradamente, extinguindo espécies que são consumidas.


Por Giorgia Lay-Ang
    Deixe seu comentário para "Predação"


    DESTAQUES
    Confira os destaques abaixo

    ..................................................

    Química
    Veja o quais os ensinamentos da Lei de Hess e como aplicá-la.

    ..................................................

    Gramática
    Compreenda quais as diferenças existentes entre análise sintática e morfológica.

    ..................................................