Alunos Online - Trabalhos Escolares e Educação




Esqueci minha senha

Poluição térmica

A poluição térmica provoca a diminuição do teor de oxigênio dissolvido na água, provocando a morte de vários organismos

O termo poluição vem do latim poluere e significa manchar, poluir. Chamamos de poluição a presença de poluentes (substâncias ou agentes físicos) no ambiente, geralmente oriundos de atividades humanas. Esses poluentes causam impactos e afetam a vida das diversas espécies de seres vivos de um hábitat.

Há vários tipos de poluição causada pelas atividades humanas, e uma delas é a poluição térmica, um tipo de poluição pouco conhecida por não ser diretamente visível.

A poluição térmica consiste no aquecimento das águas de rios, mares e lagos, pelo despejo de águas quentes utilizadas na refrigeração de refinarias, siderúrgicas e indústrias diversas. Usinas hidroelétricas e atômicas despejam a água utilizada no resfriamento de seus reatores na água, e a indústria canavieira também despeja a água utilizada na evaporação do caldo de cana em rios. Isso faz com que a temperatura dessas águas se eleve, trazendo algumas possíveis consequências para o meio ambiente e para os seres vivos que ali habitam.

A poluição térmica, associada a outros tipos de poluição, pode trazer sérios prejuízos ao meio ambiente. O aumento da temperatura das águas propicia o desenvolvimento de fungos e bactérias, que podem causar doenças em peixes e outros organismos, o que aumenta a taxa de mortalidade. Nessas águas aquecidas há menores quantidades de oxigênio dissolvido, e isso pode levar à morte por asfixia de algumas espécies.

Com o aumento da temperatura da água, algumas espécies que são termosensíveis podem desaparecer por não suportar as novas condições do meio, e isso, por sua vez, pode causar impactos na cadeia trófica do hábitat.

O aumento da temperatura também pode causar impacto na reprodução de alguns organismos, já que as células sexuais e os ovos das espécies que realizam fecundação externa são sensíveis ao aumento da temperatura. Além disso, pode provocar eutrofização dos cursos d’água onde há matéria orgânica em excesso.


Por Paula Louredo Moraes
    Deixe seu comentário para "Poluição térmica"


    DESTAQUES
    Confira os destaques abaixo

    ..................................................

    Química
    Veja algumas das doenças ocasionadas por alguns metais pesados.

    ..................................................

    Física
    Você sabe como ocorre a reflexão e refração da luz? Confira aqui!

    ..................................................