Alunos Online - Trabalhos Escolares e Educação




Esqueci minha senha

Plâncton

Componentes do plâncton.

Algas unicelulares fazem parte de uma comunidade de organismos de pouca locomoção, e que flutuam, à deriva, pelas águas: o plâncton (do Grego, plagktós = errante). Tais organismos autotróficos, juntamente com cianobactérias, são chamados de fitoplâncton; e os heterotróficos, como alguns protozoários, pequenos crustáceos e larvas; de zooplâncton. Neste, encontramos o holoplâncton, composto por organismos que têm o plâncton como o único hábitat de suas vidas; e o meroplâncton, que abrigam seres que vivem ali somente por um período de suas vidas, como larvas de moluscos.

A grande maioria desses organismos aquáticos é de tamanho bastante diminuto, sendo muitos deles microscópicos. Formam camadas que podem atingir quilômetros de comprimento e metros de espessura. Conforme o hábitat, o plâncton pode ser classificado como: limnoplâncton, quando o ambiente é de água-doce; haloplancton, quando se trata de águas salgadas; e hifalmiroplâncton, referente a águas salobras, como de estuários.

Afora a importância do plâncton nas cadeias alimentares de ambientes aquáticos, o fitoplâncton, além de ser a base desse sistema, é responsável por grande parte da produção de oxigênio disponível na atmosfera, sendo, portanto, imprescindível para a manutenção da vida em todo o planeta.

Alguns fatores, como maior incidência luminosa, de ventos e temperatura, propiciam o crescimento do plâncton, o que favorece a oferta de alimento para toda a cadeia alimentar. No entanto, a poluição, a diminuição ou mudanças bruscas, para mais ou para menos, dessas variáveis citadas, são responsáveis por perturbações nesse hábitat, e também podem propiciar a superpopulação de organismos tóxicos, como as cianobactérias. Outra questão que propicia alterações consideráveis nesse ambiente é a pesca insustentável: como muitos peixes se alimentam do zooplâncton, a diminuição de tais vertebrados no ambiente faz com que haja a superpopulação destes e, por tal motivo, o fitoplâncton acaba sendo predado com mais intensidade.

Assim, é necessário repensarmos o quanto as atividades humanas têm interferido em tais ambientes, direta ou indiretamente; e buscar e/ou cobrar, dos setores responsáveis, medidas efetivas para reverter esse quadro.


Por Mariana Araguaia
    Deixe seu comentário para "Plâncton"


    DESTAQUES
    Confira os destaques abaixo

    ..................................................

    Química
    Informe-se sobre as diferenças entre metais, semimetais e ametais.

    ..................................................

    Gramática
    O que é sujeito deslocado e como trabalhar sua concordância? Veja!

    ..................................................