Alunos Online - Trabalhos Escolares e Educação




Esqueci minha senha

Pirâmides Ecológicas

Pirâmides ecológicas representam relações entre níveis tróficos.

Pirâmides ecológicas representam, graficamente, o fluxo de energia e matéria entre os níveis tróficos no decorrer da cadeia alimentar. Para tal, cada retângulo representa, de forma proporcional, o parâmetro a ser analisado.


Esta representação gráfica por ser:

Pirâmide de números

Representa a quantidade de indivíduos em cada nível trófico da cadeia alimentar proporcionalmente à quantidade necessária para a dieta de cada um desses.


Em alguns casos, quando o produtor é uma planta de grande porte, o gráfico de números passa a ter uma conformação diferente da usual, sendo denominado “pirâmide invertida”.

 

 

Pirâmide de biomassa

Relaciona a quantidade de matéria orgânica disponível em cada nível trófico por unidade de área, em um determinado momento. Tal como no exemplo anterior, em alguns casos pode ser caracterizada como uma pirâmide invertida, já que há a possibilidade de haver, por exemplo, a redução da biomassa de algum nível trófico, alterando tais proporções. O exemplo abaixo se refere ao período de um ano:

 

 

Pirâmide de energia:

Retrata, para cada nível trófico, a quantidade de energia acumulada, em uma determinada área ou volume, em um intervalo de tempo. Dessa forma, representa a produtividade do ambiente em questão.

 


Por Mariana Araguaia
    Deixe seu comentário para "Pirâmides Ecológicas"


    DESTAQUES
    Confira os destaques abaixo

    ..................................................

    Química
    Informe-se sobre as diferenças entre metais, semimetais e ametais.

    ..................................................

    Gramática
    O que é sujeito deslocado e como trabalhar sua concordância? Veja!

    ..................................................