Alunos Online - Trabalhos Escolares e Educação




Esqueci minha senha

Vantagens do parto normal

O parto normal é a maneira mais natural de o bebê vir ao mundo

O parto normal é o desfecho natural de uma gravidez. Claro que em alguns casos esse tipo de parto não é indicado, mas muitas mulheres optam pela cesariana por medo do parto normal, ou ainda por desconhecimento das vantagens desse tipo de parto. O parto normal traz muitos benefícios tanto para mãe quanto para o bebê, e como o corpo da mulher está preparado para isso, as chances de surgirem hematomas e infecções na mãe e no bebê são muito menores.

Ao final das 39 semanas de gestação a mãe começa a sentir algumas contrações leves, o que indica que já está quase na hora de o bebê vir ao mundo, e já está na hora de ir para o hospital. Durante a internação hospitalar alguns procedimentos de rotina são realizados, como aferição da temperatura, da pressão e da frequência cardíaca. Alguns hospitais ainda fazem procedimentos como lavagem intestinal (enema) e raspagem dos pelos pubianos (tricotomia).

Após os procedimentos, o médico obstetra irá verificar se está havendo dilatação do colo do útero e se o bebê está em posição cefálica. Caso não haja dilatação, ela pode ser induzida a partir de um hormônio sintético chamado ocitocina, que é produzido pelo organismo da mãe durante o trabalho de parto. Quando as contrações ficam em um ritmo constante e regular inicia-se o trabalho de parto.

Para aliviar a dor da mãe durante o trabalho de parto, muitos médicos optam por aplicarem nas parturientes uma anestesia que associa a anestesia raquidiana com a peridural. Esse tipo de anestesia não deixa a paciente sofrer, mas também não deixa que ela perca a sensibilidade na região pélvica, conseguindo dessa forma sentir as contrações e ajudar a expulsar a criança para fora do útero.

Durante o trabalho de parto o médico pode optar por fazer uma incisão na região do períneo (entre a vagina e o ânus) chamada de episiotomia. Essa incisão é feita quando o espaço é pequeno para a passagem do bebê. Após o parto o médico sutura a incisão que cicatriza em poucos dias.

Abaixo, citaremos algumas das vantagens do parto normal.

  • No parto normal não há nenhum tipo de intervenção cirúrgica, e, portanto, não há riscos de infecções para mãe e bebê.
  • No parto normal, ao passar pelo canal vaginal, a criança tem seu tórax e todo o resto de seu corpo comprimido. Essa compressão garante que o líquido amniótico que está dentro dos pulmões do bebê saia pela boca, facilitando o primeiro suspiro da criança.
  • As contrações uterinas causam grande estresse no bebê, mas não pense que isso é ruim para ele, pelo contrário. Esse estresse faz com que seu organismo produza um hormônio chamado de cortisol. Esse hormônio, no organismo infantil, deixa os pulmões do bebê preparados para trabalhar a todo vapor.
  • Durante o trabalho de parto o organismo da mãe produz os hormônios ocitocina e prolactina, que aceleram a descida do leite. Dessa forma, a mãe pode amamentar seu bebê ainda na sala de parto ou assim que chegar ao quarto.
  • 48 horas depois do parto, mãe e bebê já podem ir para casa.
  • Por ser um parto que não requer intervenções cirúrgicas, a mãe retorna rapidamente às suas atividades normais sem apresentar nenhum tipo de cicatriz.
  • No parto normal o útero da mãe volta ao normal mais rapidamente, evitando assim infecções e hemorragias.
  • É um tipo de parto de baixo custo.

Por Paula Louredo Moraes
    Deixe seu comentário para "Vantagens do parto normal"


    DESTAQUES
    Confira os destaques abaixo

    ..................................................

    Química
    Informe-se sobre as diferenças entre metais, semimetais e ametais.

    ..................................................

    Gramática
    O que é sujeito deslocado e como trabalhar sua concordância? Veja!

    ..................................................